TÉCNICOS DA SEMPROR ENSINAM PRODUTORES DO IGARAPÉ GELADO A CULTIVAR AÇAÍ

publicado: 04/09/2017 12h02

Seis toneladas por ano é a produtividade de uma área de 1,5 hectares de plantação de açaí, cujo cultivo foi possível graças a uma parceria da Prefeitura de Parauapebas, empresa Vale e a Associação dos Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado (Aproapa).

De acordo com o produtor Paulo César de Oliveira, o desenvolvimento da cultura do açaí não teria ido adiante se não fossem seguidas, à risca, as orientações técnicas oferecidas pela equipe da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

Com sistema de irrigação mantido quatro horas por dia, o produtor obtém o fruto durante o ano todo, comercializando em formato de polpa ou em caroço para estabelecimentos comerciais de Parauapebas. “Com a produção de açaí, foi possível aumentar consideravelmente a renda, podendo toda a propriedade ter todas as suas despesas custeadas apenas com a comercialização do fruto”, afirma o produtor.

Além de Paulo César, mais de 50 famílias da região foram beneficiadas com o projeto iniciado há oito anos com custeio fornecido pela empresa Vale para os serviços de manutenção da plantação e assistência técnica realizada pela Prefeitura de Parauapebas. Contudo, a propriedade é um dos poucos exemplos que deram certo.

De acordo com o coordenador da APA e técnico da Sempror Antonio Furtado, a produção é um exemplo da necessidade do uso das práticas adequadas de cultivo. “A irrigação, o roço e a adubação e o combate a pragas, por exemplo, são fundamentais para uma plantação produzir de forma ininterrupta. Por isso, contar com a assistência profissional é fundamental”, reconhece ele.

Para obter rendimento maior, o produtor extrai o fruto e o estoca para comercializar no período de entressafra, quando o preço está mais elevado justamente devido à escassez do açaí, intensamente consumido em qualquer época do ano.

Com potencial para expandir a atividade, Paulo César entende que uma parceria com uma cooperativa do setor poderia levar seu produto para outras regiões: “Precisaríamos de um convênio ou uma parceria com uma cooperativa para levar nosso produto para outros Estados e conseguir até mais lucro”, avalia o produtor.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o Pará produz perto de 900 milhões de toneladas de açaí, ao ano, o que em 2014 rendeu aos produtores R$ 1 bilhão.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Kelson Araújo