TÉCNICOS DA DEFESA CIVIL DE PARAUAPEBAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

publicado: 14/06/2018 21h06


As enchentes deste ano em Parauapebas, que deixaram dezenas de famílias desabrigadas, colocaram o governo municipal em estado de alerta para futuros problemas que possam acontecer no município. E nada melhor que preparar ainda mais a Defesa Civil para enfrentar tragédias ambientais e, assim, tentar evitar prejuízos e danos humanos e materiais. 

Em Belém desde segunda-feira, 11, técnicos da Defesa Civil participam de um curso promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) sobre o Plano de Ação de Proteção e Defesa Civil para redução de riscos e desastres em 2018. O curso termina amanhã, 15.

Na programação, apresentação das diretrizes de relevante importância para a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) no processo operativo do ciclo de gestão de risco e desastre, por meio da prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução, fortalecendo o Sistema Nacional de Defesa Civil no Ciclo de Gestão de Risco e Desastre. 

“O objetivo do curso é reunir os novos coordenadores das Comdecs para que eles fiquem mais atualizados nos processos de gestão de crise, ação resposta, e, sobretudo, na prevenção dos grandes eventos naturais”, diz a tenente Francisca Ribeiro, técnica da Defesa Civil do Estado, para acrescentar que fizeram parte do curso orientações sobre o artigo 8º da Lei 12.608/11, que dispõe sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Em 16 incisos, o artigo 8º enumera as competências dos municípios, entre os quais coordenar as ações de proteção e defesa civil em articulação com a União e os Estados; incorporar as ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal; identificar e mapear as áreas de risco de desastres; promover a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas; e vistoriar edificações e áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis.

O coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Jales Santos, avalia como “excelente” a oportunidade de participar do treinamento para capacitar a equipe municipal não apenas nas ações de resposta, mas sobretudo nas de prevenção. “Posteriormente, vamos levar todos os conhecimentos aqui adquiridos aos demais técnicos da Defesa Civil de Parauapebas que não puderam vir. Quanto mais socializarmos as informações adquiridas aqui, mais a nossa população sairá ganhando”, conclui o coordenador. 

 

Texto e fotos: Amparo Borges | Semsi
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP