Taxa média de ocupação dos leitos exclusivos da covid-19 atinge 73%

publicado: 07/01/2021 10h50

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a taxa média de ocupação dos leitos exclusivos de covid-19 da rede pública de Parauapebas alcançou 73% entre 15 de dezembro e 05 de janeiro. Em alguns dias desse período, 100% dos leitos estavam ocupados, inclusive os de UTI, resultado do aumento de casos da doença no município.

Os números são acompanhados frequentemente pela gestão municipal e pelos integrantes do comitê executivo de combate ao novo coronavírus no município, que tem como presidente a enfermeira Nhirly Brito. São monitoradas as taxas de ocupação dos leitos das redes pública e privada.

“Quando a ocupação dos leitos alcança os 80%, montamos um plano de expansão que viabilize o atendimento de mais pessoas. Se ainda assim não for suficiente, contamos com a retaguarda do Estado para referenciar pacientes a outros municípios”, explica Nhirly.

O município tem conseguido atender a demanda, mas o crescimento da curva preocupa, tendo em vista que se muitas pessoas adoecerem ao mesmo tempo, tanto o sistema público de saúde quanto o privado podem não suportar, realidade já enfrentada em algumas cidades brasileiras.

“Estamos fazendo esse alerta para a população de Parauapebas, que o número de casos voltou a crescer, reflexo de mais pessoas nas ruas, sem o uso adequado das medidas de segurança. Usem máscara e pratiquem a higiene das mãos, essa é a melhor maneira de proteger aos outros e a si mesmo. Sempre que possível, mantenha distância de pelo menos 1,5 metro das pessoas, principalmente se estiver ao lado de alguém que tosse ou espirra”, alerta Nhirly.

Segue abaixo o gráfico que apresenta a curva de ocupação dos leitos exclusivos de covid-19 na rede pública municipal.

WhatsApp Image 2021 01 05 at 22.01.16

Aumento de casos

Os números divulgados diariamente no Boletim Epidemiológico, produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e Semsa, apontam um crescimento gigante de casos nos primeiros dias do ano, conforme demonstrado na tabela abaixo. Em novembro, a média de novos casos foi de 38 por dia, em dezembro aumentou para 56 já nos cinco primeiros dias de 2021 a média está em 168 novos casos.

WhatsApp Image 2021 01 06 at 15.54.18

Texto: Karine Gomes