Start: projeto capacita 150 jovens para o mercado de trabalho

publicado: 07/10/2021 09h55

Curso tem duração de três meses e os alunos receberam todo o material necessário

A capacitação profissional é uma preocupação constante para jovens que desejam entrar para o mercado de trabalho. Com o objetivo de preparar a juventude para agarrar boas oportunidades de emprego, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) lançou o projeto Start.

O projeto beneficia 150 jovens. As aulas já iniciaram e estão sendo realizadas na Centro de Referência da Juventude e no Senai, instituição parceria do projeto. Gabriela dos Santos, uma das alunas que integra a primeira turma do Start, sabe da alta competitividade no âmbito profissional. “Eu me escrevi para ter uma melhoria porque hoje em dia nós jovens estamos à procura de emprego. Eu estou aprendendo muito e conhecendo esse mundo da Start. ”, afirma animada a aluna.

Yasmin Gabriely Bastos, também faz parte da turma do Start e conta que está se dedicando no curso. “Estou me dedicando o curso e vou aproveitar a oportunidade de emprego, seja como jovem aprendiz ou outra que conseguir vou me aventurar. Pretendo fazer faculdade de nutrição e o curso de oratória e escrita vão me ajudar a ter uma comunicação melhor com meus pacientes. Estou saindo de uma zona de conforto onde era muito calada muito tímida.

O secretário Municipal da Juventude, Yuri Sobieski conta como surgiu o projeto.  “O Start surgiu quando pensamos o que proporcionar aos jovens da cidade que mais emprega no Brasil. Nosso objetivo é que eles saiam direto para o mercado. Isso depende da dedicação de cada participante. Estamos oferecendo a estrutura necessária para que o curso seja aproveitado em seu máximo”, ressalta o titular da Sejuv.

No total, foram mais de 500 inscritos, número que demonstra o interesse da juventude na preparação profissional. “Esse é um projeto empreendedor! O governo está comprometido em oferecer aos jovens, alternativas para trilhar o caminho profissional, e o Start é um exemplo disso”, ressaltou o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade.

Texto: Anne Costa e Liliane Diniz

Fotos: Elienai Araújo e Orion Lima