Sonho de 10 anos: 1º Edital de Seleção de Projetos e Fomento à Cultura Local é lançado em Parauapebas

publicado: 12/05/2016 13h35

“Era um momento muito esperado. Nós que trabalhamos com cultura, lutamos há muito tempo por nossos direitos, nossa valorização. Sabendo que estamos recebendo nosso espaço e estrutura para que possamos evoluir ainda mais a cultura em Parauapebas, nos deixa muito felizes”, comemora o artista plástico Lúcio Santos Brasoni, a conquista do 1º Edital de Seleção de Projetos e Fomento à Cultura de Parauapebas, lançado ontem, 11, durante a plenária do Conselho Municipal de Cultura, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Para o presidente do Conselho, Girlan Pereira, o Edital é um sonho antigo, há mais de 10 anos em debate. “O Edital representa uma forma democrática de garantir o fomento e financiamento de projetos culturais para o município por meio de um certame, “onde todos têm o direito de concorrer e o melhor projeto leva o valor fixado no edital”.

O Edital prevê contemplar 10 produtores culturais locais, no valor de R$ 20 mil (cada), para investimento em projetos que beneficiem a comunidade, com recursos oriundos do município.

Para o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Eduardo Costa, esta é uma iniciativa aguardada com expectativa pelos diversos segmentos culturais da cidade e uma conquista com privilégio de ser comemorada na ocasião dos 28 anos de Parauapebas. “Uma forma transparente de fomentar a cultura em nossa cidade, onde a comunidade, que também é parte do processo, precisa acompanhar e participar”, disse o secretário.

O Projeto de Lei do Sistema Municipal da Cultura (SMC) que coloca Parauapebas no patamar definido pelo Plano Nacional de Cultura e pela Lei do Sistema Nacional de Cultura, também foi apresentado durante a plenária.

O projeto que está sob avaliação da Procuradoria do Município e deve ser encaminhado ao Legislativo. “Trata-se de um projeto de Lei que vai incluir o município ao Sistema Nacional de Cultura e vai ampliar a participação da sociedade no Conselho Municipal de Cultura”, explica Girlan.

Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Ascom | PMP