SISPAE: EDUCAÇÃO DE PARAUAPEBAS É UMA DAS MELHORES DO PARÁ

publicado: 16/11/2017 17h27

Município recebe 12 certificações do sistema que avalia desempenho de estudantes, educadores e escolas

A educação de Parauapebas tem motivos para comemorar: em cerimônia em Belém a educação do município foi reconhecida como uma das melhores do Pará. É que a prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) revelou que Parauapebas tem muito mais a oferecer que minério de ferro: tem alunos dedicados e com desempenho educacional acima da média.

Instrumento anual de avaliação que visa oferecer informações a gestores, diretores, professores e técnicos sobre os avanços da aprendizagem dos estudantes, o SisPAE reconheceu o desempenho de estudantes, educadores e escolas que alcançaram excelente pontuação na prova do sistema aplicada no ano passado.

Para coroar o momento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na capital paraense o evento “Reconhecimento do Pacto pela Educação”, por meio do qual o município de Parauapebas recebeu 12 certificações, nove das quais referentes ao desempenho da rede municipal de ensino, além de três destaques da rede estadual.

A rede pública de ensino foi destaque nas categorias “Aluno com Maior Média de Proficiência”, “Professor da Turma com Maior Média de Proficiência”, “Escola com Melhor Resultado de Proficiência” e “Município com Maior Taxa de Participação”.

A coordenadora do Setor de 3º e 4º Ciclos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Valdelice Cardoso, atribuiu o bom resultado no SisPAE ao trabalho desenvolvido na rede municipal de educação e, principalmente, ao empenho dos educadores. “Termos escola, professores e alunos premiados mostra que nossa educação está avançando”, comemora a coordenadora, para quem a premiação é resultado da política da rede municipal de educação, dos investimentos em formação continuada e do compromisso dos educadores com a educação.

Para Lucas Fernandes, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chico Mendes, a premiação é o resultado de muito estudo e dedicação. “Minha dedicação aos estudos já me rendeu duas medalhas na Olimpíada de Matemática e uma medalha na Olimpíada de Astronáutica. Agora, estou muito feliz com mais esta conquista”, destaca o jovem, observando que o estudo é a única possibilidade concreta de um futuro promissor.

PREMIADOS

Os estudantes reconhecidos na categoria “Aluno com Maior Média de Proficiência” são Kauane Larissa Vieira Viana, 4º ano, da EMEF Olga da Silva; Lucas Fernandes Araújo da Silva, 8º ano, da EMEF Chico Mendes; e Thaylla Martírios Santos, 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Eduardo Angelim.

Já na categoria “Professor da Turma com Maior Média de Proficiência”, quem se destacou foram os professores Rosely da Silva Sousa, da EMEF Chico Mendes; Luciana Ferreira Viana, da EMEF Paulo Fonteles; Dejaci Soares da Silva, da EMEF Eduardo Angelim; e Manoel Vieira França e Willian Henrique Sousa, ambos da Escola Estadual Eduardo Angelim.

Também foram reconhecidas a “Escola com Melhor Resultado de Proficiência” (EMEF 18 de Outubro, na zona rural) e a “Técnica de Referência” (Valdelice Cardoso), além do secretário de Educação, Raimundo Neto, representando o município.

AVANÇOS

O secretário Raimundo Neto parabenizou todos os reconhecidos pelo bom desempenho no Sistema de Avaliação e enfatizou que a educação municipal tem avançado não só nesta avaliação, mas em outras, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O fato de Parauapebas estar entre os municípios paraenses que se destacaram no SisPAE demonstra que a educação municipal está avançando. Nossos alunos estão aprendendo mais e estamos alcançando nosso objetivo maior, que é garantir o direito de aprender dos nossos estudantes e a melhoria na qualidade da educação”.

Para a coordenadora geral das escolas estaduais no município de Parauapebas, Ana Maria Santos, é imensa a satisfação de ter professores e alunos certificados pelo SisPAE. “Essa premiação reflete o trabalho desenvolvido com nossos alunos ao longo destes anos, trabalho que tem surtido efeito com a inclusão de muitos deles no ensino superior, em instituições públicas de renome e prestígio”, avaliou a gestora, acrescentando que as indicações chegaram às vésperas da criação da Unidade Regional de Ensino (URE) com sede em Parauapebas.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira (Ascom) e Agência Pará