SINE MUDA ROTINA COM PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

publicado: 24/08/2018 15h46

Diariamente, o Sine recebe trabalhadores que buscam emprego. Mas, na manhã de quarta-feira, 22, quem foi à agência de Parauapebas se deparou com uma programação um pouco diferente. É que uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou no auditório do órgão uma palestra sobre as ações de combate à violência domiciliar contra mulher. 

O local ficou completamente lotado, todos atentos principalmente aos meios para denunciar esse tipo de crime, cada vez mais presente em todo o País. Para Alexandra França, assistente social da Semas, levar a informação para todos os espaços são essenciais para que a sociedade se torne cada vez mais consciente de seus direitos e deveres. 

E a assistência social, destacou Alexandra França, tem papel importante na defesa e proteção das mulheres. “A Semas conta com uma rede de atendimento socioassistencial que cuida não mulher vítima de violência, mas de toda a família. Nós temos os grupos por meio dos quais a gente trabalha o empoderamento para que ela tenha uma atitude de conseguir superar e sair da situação de violência. Tem todo um trabalho desenvolvido feito nos Cras, no Creas, que buscam minimizar esse cenário”, disse Alexandra. 

Depois da palestra, as equipes se mobilizaram e deram início à tradicional Blitz das Flores. Local escolhido foi a rua 11, no bairro Cidade Nova. Pedestres e motoristas eram abordados e recebiam flores e panfletos alertando sobre os direitos das mulheres e também informando sobre os serviços prestados pela rede de atendimento à mulher de Parauapebas. 

“Eu acho absurdo quando vejo esses casos de homem agredir a mulher. Não consigo entender. Tem que dar um basta nisso! A mulher precisa e quer respeito e amor”, defendeu o motorista Carlos Nunes. 

Valéria Ferreira, assistente social da Semmu, avaliou que a programação do Agosto Lilás está “bastante interessante” com muitas atividades e disseminação essenciais de informações. “Este ano, contamos com o fortalecimento dos parceiros. As secretarias realmente abraçaram e está dando muito certo. As atividades estão bem ricas com oficinas socioeducativas, blitz, palestras como esta aqui hoje no Sine. O nosso objetivo é mostrar pra sociedade que todas as formas de violência contra mulher devem ser erradicadas”, frisou Valéria.  

 

Texto: Anne Costa
Fotos: Helder Mesiahs
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SINE/PALESTRAMULHER{/gallery}