Servidores municipais são capacitados para utilizarem o SisMulher

publicado: 23/08/2019 15h38

O lançamento oficial da plataforma ocorrerá na próxima terça-feira, 27, às 9h, no auditório da Prefeitura

Parauapebas contará com o primeiro sistema integrado de gerenciamento ao atendimento à mulher, o SisMulher. Nessa quinta-feira, 22, no Instituto Federal do Pará (IFPA), ocorreu o treinamento dos servidores municipais para a utilização do sistema que foi elaborado para informatizar o cadastro de quem procura os serviços oferecidos pela Rede Integrada de Atendimento às mulheres do município.

A coordenadora do Centro de Assessoria Jurídica à Mulher (Ceajum), Ana Regina, e a analista de sistemas que ministrou a capacitação, Edinei Lustosa, falaram sobre a importância da plataforma. “Vai melhorar a qualidade dos serviços prestados, manter os contatos atualizados de forma que elas sejam atendidas o mais rápido possível”, disse a coordenadora. “O objetivo é trazer agilidade no atendimento e facilitar também a geração de relatórios”, pontuou a analista de sistemas.

A Universidade Federal Rural da Amazônia é parceira do projeto. “A Secretaria da Mulher nos convidou com o objetivo da gente ajudar a pensar no sistema. Esse sistema vai proporcionar que nós possamos monitorar as ações e propor efetividade nas políticas públicas na garantia do direito dessa mulher”, disse a professora da UFRA, Daniela Reis.

SisMulher

O SisMulher foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação da Secretaria Municipal de Planejamento (CETIC/Seplan). Além de sistematizar os dados da Rede de Atendimento às mulheres de Parauapebas, a plataforma possibilita a geração de relatórios e dados que subsidiarão a análise quantitativa e qualitativa do perfil das mulheres atendidas, bem como os tipos de violências, número de ocorrências, assim como a implantação de novos projetos voltados para enfrentar a violência contra a mulher.

Outro ponto importante é fornecer dados mais complexos para a implementação do Observatório das Violências de Gênero do Sudeste do Pará – projeto de pesquisa e extensão da UFRA em parceria com a Semmu, que visa coletar e tratar os dados, fortalecer as políticas públicas da Rede de Atendimento à população vulnerabilizada, além de contribuir para a criação de políticas públicas adequadas às especificidades de cada região.

O sistema também proporciona a integração da Rede de Atendimento, otimiza o acolhimento e evita a revitimização de mulheres em situação de violência com a repetição de declarações de maus tratos. “O lançamento do SisMulher é um grande passo em direção às políticas públicas ainda mais efetivas para as mulheres do nosso município”, disse  a gestora da Semmu, Ângela Silva.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Piedade Ferreira