SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SÃO ORIENTADOS SOBRE REFORMA PREVIDENCIÁRIA

publicado: 21/03/2017 11h37

A reforma previdenciária tem preocupado os brasileiros, principalmente aqueles que estão perto de se aposentar. Com o intuito de orientar e esclarecer dúvidas dos servidores sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), ofereceu uma palestra com o tema: “Regras de Transição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 e Expectativas de Direito para o Gozo de Aposentadoria do Professor”.

A atividade, que ocorreu durante a manhã do último sábado,18, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), reuniu mais de 150 servidores da educação, tanto aposentados quanto em via de aposentadoria.

Ministrada pela advogada Patrícia Alves de Oliveira, especialista em Direito Previdenciário, a palestra apresentou esclarecimentos sobre o atual modelo previdenciário e fez comparativos entre este e o novo modelo pós-reforma, abordando os fatores de transição, benefícios e prejuízos para os trabalhadores, sempre procurando destacar as mudanças especificas para o caso dos professores.
“É um momento complicado, mas precisamos entender essas possíveis mudanças, até mesmo para que o trabalhador possa organizar sua aposentadoria, seu futuro, sua vida. A grande maioria das pessoas que estão presentes aqui está dentro da regra de transição, e com a aprovação da proposta elas precisarão trabalhar 50% do tempo a mais do que o que estava previsto, isso gera um impacto psicológico e financeiro em suas vidas e elas precisam se preparar”, observou a palestrante.

CONTRIBUIÇÃO RELEVANTE

Maria Dileuza de Oliveira Santos, professora da escola Municipal de Ensino Fundamental Olga da Silva, foi uma das servidoras beneficiada com a palestra. Com 53 anos de idade e 33 anos de contribuição, ela ainda não deu entrada na aposentadoria.

“A palestra ajudou a esclarecer muitas dúvidas. Concluí que preciso dá entrada na minha aposentadoria o quanto antes. Vou procurar o PPA para mais orientações, e o mais breve possível irei ao INSS, pois depois de tanto tempo de trabalho, das nossas contribuições, agora é a hora de usufruir desse direito”, defendeu a professora.

Quem também participou da atividade foi a vice-diretora da Escola Olga da Silva, Maria Elizete Pinheiro Barros, de 49 anos, para quem a palestra foi elucidativa. “Com o auxílio do PPA eu dei entrada na minha aposentadoria. Agora só estou aguardando o andamento do processo e, o melhor, estou tranquila, pois depois da palestra ficou claro que não precisarei passar pelas regras de transição”, declarou a aliviada Elizete.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, destacou a relevância da palestra e parabenizou a coordenadora do PPA pelo trabalho desenvolvido. “É importante que esse tema seja amplamente discutido, pois é um assunto polêmico, uma vez que mexe com a vida, o futuro das pessoas. E, ao final de uma vida de trabalho,precisamos ter assegurada uma aposentadoria tranquila e digna. Parabenizo a professora Nilza pelo excelente trabalho realizado, por sensibilizar, informar e orientar os servidores da educação nesse sentido”, concluiu o gestor.
A coordenadora executiva do PPA, Nilza Coelho, relatou sobre o objetivo do programa. “Nós temos vários servidores em via de aposentadoria e esse número vem crescendo. Nosso objetivo é preparar esses servidores na busca de uma melhor qualidade de vida, seja por meio de orientações personalizadas, de cursos, de palestras como esta, de oficinas, entre outras atividades”, destacouela, informando que Parauapebas é pioneiro em oferecer essa atenção personalizada ao setor público.

Também participaram do evento Josenilson Gomes, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Administração (Semad); Raimundo Moura, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) – Subsede Parauapebas; e a professora Benilda Ferreira de Souza, autora do Hino de Parauapebas.

Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Ascom | PMP

{gallery}AServidoresdaEducacaosaoorientadossobrereformaprevidenciaria{/gallery}