O inglês básico foi tema de capacitação oferecida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). A proposta é preparar ainda mais os servidores para receberem cada vez melhor os turistas que visitam Parauapebas.
O foco do curso é a conversação básica que dá ao servidor a possibilidade de aprimorar o atendimento aos turistas estrangeiros. “Nesse módulo o servidor foi capacitado para o acolhimento e direcionamento. Eles serão capazes de receber o turista e direcionar para uma pessoa ou algum lugar”, explicou o professor Wiliam Carneiro, ministrante do curso.
A Suzana Ferreira está entre os cerca de 50 servidores contemplados com a capacitação de inglês na Semtur. Para ela, quanto mais conhecimento melhor. “É muito importante esse aprendizado para atendermos com eficiência o visitante. Quando falamos o idioma do turista, ele se sente mais acolhido”, disse a participante.
De acordo com o secretário de Turismo, Rodrigo Mota, o curso é uma necessidade devido à demanda de turistas estrangeiros na cidade. “Temos um fluxo muito bom de turistas, principalmente na Rota Carajás e na observação de aves, onde recebemos visitas de vários países. Já estamos na rota do turismo nacional e internacional e precisamos qualificar nossos servidores”, destacou o gestor.
De olho na demanda, além da capacitação básica, o planejamento da Semtur do próximo ano vai ofertar inglês médio e avançado para os servidores, inglês técnico para o trade turístico e dessa forma gerar emprego e renda para o município.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Renato Resende