Governo municipal e Defensoria Pública recorrem a telefones e internet para manter atendimento e proteger servidores e a população em geral contra o Coronavírus.
Em virtude do avanço do Coronavírus no Pará e em todo o País, as secretarias, coordenadorias e demais órgãos do governo de Parauapebas, assim como a Defensoria Pública no município, adotaram novas dinâmicas de atendimento até o dia 31 deste mês, data fixada pelo decreto municipal assinado pelo prefeito Darci Lermen para enfrentar o Covid-19, na última quarta-feira, 19.
Além da paralisação das aulas das escolas da rede municipal de ensino, bem como as das escolinhas do projeto Educando pelo Esporte e da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique, também estão suspensos os serviços do setor de cadastro da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Feira da Agricultura Familiar realizada todos os sábados no Partage Shopping.
Veja como fica o funcionamento público em Parauapebas:
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep)
- Atendimento ao público será feito exclusivamente pelos telefones 08000950001 e (94) 3346-7261 / 3346-7262 ou pelo e-mail telefonia@saaep.com.br, no horário das 8 às 14 horas. Serviços efetuados pelo Saaep serão realizados somente em caráter de urgência. Emissão de 2ª via e nada consta: pelo site www.saaep.com.br.
- Emergência de falta de água e vazamento, o acesso deve ser pelo whatsApp 3346-7262
- Protocolo de documentos: somente via e-mail
- Todos os tipos de solicitações de consumidores, empresas e demais: atendimento@saaep.com.br
- Órgãos públicos: orgpublicos@saaep.com.br
Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi)
Os serviços essenciais funcionarão da seguinte forma:
- O Centro de Controle de Operações (CCO) realizará monitoramento interno e atendimento ao público por meio do telefone (94) 99264-5348.
- O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) suspendeu o atendimento ao público.
Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT)
- A fiscalização e operação dos agentes de trânsito serão mantidas. O atendimento ao público está sendo realizado por meio dos telefones (94) 3356-0611 e 3346-4644.
- Já a Rua de Lazer está temporariamente suspensa. A partir do próximo domingo, 22, a PA-275 não será interditada.
- Devido à baixa demanda de usuários de transporte público coletivo, a Central de Transporte de Parauapebas vai reduzir em 30% a circulação de micro-ônibus no município.
- Os serviços que requeiram o transporte de pessoas com mais de 60 anos também estão suspensos, exceto os de atendimento de saúde domiciliar.
Guarda Municipal de Parauapebas
As atividades do Grupamento Comunitário Escolar (GCE) e da Banda de Música, ambos da Guarda Municipal, estão suspensos. As demais atuações, como rondas e postos de serviços, estão mantidas.
Defesa Civil
- Devido ao período chuvoso, o trabalho será mantido em sua totalidade.
Departamento Municipal de Turismo (Detur)
Suspendeu o atendimento ao público no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), mas continua com as atividades de expediente interno. O Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtu) sugeriu às cooperativas e agências de viagem que suspendam a comercialização das rotas turísticas do município.
Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
- Caso seja necessário acionar o serviço funerário, contato deve ser pelo celular (94) 9909-4500.
- Para agendar ou pedir informações sobre o Cadastro Único: 3346-8224.
- Os atendimentos do Creas serão realizados pelo 3346-8224.
- Os Cras também farão atendimento via telefone. Cras da Paz: 3356-1117; dos Minérios: 3352-1227; Altamiro Borba: 3346-2016; e Rio Verde: 3346-7266.
Procon
Atendimento apenas pelo telefone 3346-7252 e e-mail procon@parauapebas.pa.gov.br. São contatos para denúncias sobre cobranças abusivas praticadas contra o consumidor. Denuncie preços abusivos de produtos de higiene usados como prevenção ao Coronavírus, como álcool gel, luvas e máscaras.
Sine
Atendimento ao público suspenso, com funcionamento interno e parcialmente.
Defensoria Pública
- Está adiada a abertura de calendário para agendamentos de atendimento para o mês de abril.
- Os agendamentos de atendimento já marcados para os meses de março e abril serão reagendados via telefone, de forma antecipada, a fim de evitar o desnecessário deslocamento dos assistidos pelo órgão.
- As demandas urgentes e com risco de perecimento de direitos e o atendimento de réus presos serão atendidas pelos plantonistas.
- Os servidores atuarão em escala de revezamento, sendo que aqueles de grupo de risco atuarão em teletrabalho.
- Informações poderão ser obtidas pelos telefones (94) 99305-3900 ou (94) 3346-3337.
- Texto: Rayssa Pajeú
- Foto: Kelson Araújo
- Assessoria de Comunicação – Ascom