Serviços ofertados à população marcam o encerramento da 4ª Semana do Bebê

publicado: 30/05/2019 11h57

Orientação profissional, aplicação de vacinas contra a gripe influenza e testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite B e C foram oferecidos à população durante o encerramento da 4ª Semana do Bebê, no sábado, 25, na Praça do Cidadão.

Com o tema “Todos pela Redução da Sífilis Congênita”, a ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Supervisão da Rede Cegonha e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap).

A supervisora municipal da Rede Cegonha, Cleice Reis, ressaltou a importância da realização do evento. “A Semana do Bebê foi um marco importante, estamos na 4ª edição. Realizamos no encerramento 153 exames de testagem rápida. Isso demostra a importância do trabalho que estamos desenvolvendo, algo fundamental”, enfatizou.

Ainda de acordo com a supervisora, “não é somente necessário cumprir as obrigatoriedades do selo Unicef, mas também proporcionar a nossa comunidade a garantia do acesso como testagem rápida no pré-natal, no primeiro e no terceiro trimestre, a realização do tratamento para a gestante e o parceiro, assegurando que haja redução da sífilis congênita em nosso território”.

Para o mecânico de máquinas pesadas, Arival Miranda Mendes, que veio fazer testagem rápida de sífilis, “foi uma oportunidade interessante, estava passando por aqui, e decidi vir fazer um teste rápido pra saber como está a minha saúde”, falou.

Já a estudante Liliane Tereza Campos resolveu na hora fazer teste de hepatite B e C. “Tinha saído da minha casa pra ir ao supermercado fazer a compra do mês, daí vi que estavam fazendo testagem rápida, aproveitei e já fiz meu teste. Agora estou aguardando o resultado, que sai bem rápido”, finalizou.

Texto: Janaína Ravanelli

Fotos: Bruno Cecim