Serviço de emissão de documentos é levado para zona rural de Parauapebas

publicado: 16/04/2019 17h02

A primeira edição do projeto SAC em Ação, da Prefeitura de Parauapebas, levou à comunidade do Cedere I e demais regiões vizinhas, serviço de emissão de documentos, garantido assim acesso à cidadania e aos direitos. A ação ocorreu no sábado, 13, na Escola Antônio Vilhena. O objetivo do projeto é facilitar o atendimento da comunidade da zona rural e urbana do município.

Marivaldo Nascimento é morador da Vila Nova Esperança e aproveitou a oportunidade para levar sua filha Maria Vitória, de quatro anos, para tirar o RG. Ele aprovou a iniciativa do governo. “Eu acho muito importante, porque trouxe pra nós essa facilidade de tirar o documento aqui”, afirmou.

Alan Henrique, de oito anos, e Agatha Vitória, de quatro anos, também foram atendidos. “Pra nós é um benefício muito grande. Porque a gente tem a dificuldade de transporte pra ir à cidade e chegar no horário. Aqui a gente tem um acesso mais facilitado. E também para as pessoas mais carentes, que estão tirando a 2ª via e não tem condição de pagar. É uma ajuda pra gente aqui do interior”, disse a mãe das duas crianças, Ayla Freitas.

“O próximo atendimento do SAC em Ação será no próximo dia 25, na sede da Associação Amigo do Bem, no bairro Tropical II”. “A gente vai percorrer outras localidades pra atender a comunidade. A gente criou o SAC em Ação justamente por isso, porque às vezes as pessoas não tem condição de se locomover até à nossa sede. Muita gente da zona rural às vezes não tem a condição e o tempo de ir até o SAC, esta foi uma forma de facilitar esse atendimento à sociedade”, disse o coordenador do SAC, Denis Assunção.

SAC

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está localizado na Praça do Cidadão, bairro Rio Verde, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Além do SAC em Ação, outros projetos são realizados para facilitar o acesso das pessoas ao serviço como o SAC Móvel, que realiza atendimentos prioritários a domicílio para pessoas com dificuldade de locomoção como gestantes, idosos e pessoas com deficiência. O serviço é realizado mediante  solicitação por meio dos números 3346-7250/7251.

Tem também o SAC nas Escolas, que atende alunos da rede municipal de ensino a partir de seis anos de idade para a emissão de carteira de identidade. Na manhã desta terça-feira, 16, alunos da Escola Carlos Drummond receberam o serviço.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Bruno Cecim