Serviço de Atendimento Domiciliar ganha espaço próprio em Parauapebas

publicado: 06/03/2020 16h15

Inauguração será na tarde da próxima segunda-feira, 09. SAD faz parte do programa Melhor em Casa, que hoje atende 86 pacientes no município.

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Parauapebas ganhou espaço próprio e a inauguração pela prefeitura já está marcada: será na próxima segunda-feira, 09, às 16h. A base de trabalho irá funcionar no 3º andar da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Verde, na rua 24 de Março, s/n.

O SAD faz parte do programa Melhor em Casa, implantado para proporcionar aos pacientes todos os serviços oferecidos no hospital, com a vantagem do conforto de estar em casa. Conta com atendimento 24 horas e é feito por duas equipes, que inclusive trabalham aos finais de semana.

O serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções. É caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação com garantia da continuidade do cuidado e integrada à rede de atenção à saúde.

Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas do SAD, como as que fazem parte do programa.

Em Parauapebas, 20 profissionais da saúde participam diretamente para melhor atender os 86 pacientes atualmente beneficiados pelo programa, com visitas diárias, dependendo da necessidade de cada enfermidade. As equipes chegam a realizar 4,9 mil procedimentos por mês.

O atendimento é realizado por duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad), formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e/ou assistente social e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap), formada por outros profissionais como fonoaudiólogo, assistente social, odontólogo e nutricionista.

De acordo com o diretor da média e alta complexidade ambulatorial, enfermeiro Ronaldo Ribeiro, o Serviço de Atenção Domiciliar é agora também oferecido no período noturno, com a finalidade de otimizar a disponibilidade de leitos hospitalares no Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, frisas que o SAD é a efetivação da política pública que garante os direitos de todos os indivíduos. “Temos tido bons resultados na recuperação de casos de feridas. Contamos com equipe capacitada e o acompanhamento é ofertado a pacientes, de todas as idades, com quadro clínico agudo. O atendimento é mantido até que o quadro de saúde se estabilize”, explica o gestor.

Texto: Nívea Lima/Suellen Medeiros
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP