SERRA PELADA RECEBE O OLHAR DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA, EM EXPOSIÇÃO

publicado: 22/02/2018 13h44

Os olhares atentos e curiosos marcaram o primeiro dia de visitação dos estudantes da rede pública à exposição fotográfica “Serra Pelada – Esperança Dourada” do fotógrafo Anderson Souza realizada na terça-feira, 20, no Partage Shopping.

Durante a visita, os 80 alunos da Escola Mário Lago, além de apreciarem a exposição, tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo com relatos dos garimpeiros que permanecem em Serra Pelada, participaram de um bate papo com Genésio Filho. O pai dele, Genésio Ferreira da Silva, era dono da fazenda 3 Barras, onde é hoje Serra Pelada. E ouviram a experiência de Anderson ao registrar a vila.

Como muitos moradores da região de Carajás, Vanessa da Conceição Melo, estudante do 8° ano da Escola Mário, só conhece Serra Pelada por meio de filmes. Para ela, ouvir relatos de quem vivenciou o surgimento do garimpo e vê as imagens da situação atual da vila foi esclarecedor.

“A visão que eu tinha da vila e das pessoas que moram lá era apenas a que eu havia assistido nos filmes, bem diferente da apresentada hoje aqui”, relatou Vanessa, mencionado “o quanto é interessante” participar de momentos de aprendizagem fora da escola.

Três educadores, a direção e a coordenação da escola acompanharam os discentes durante a experiência. A professora de Artes, Eliane Silva de Souza, avaliou que a participação no evento agregou muitos valores aos alunos.

“Foi muito bom participar desse evento. Esse momento serviu como lazer e aprendizado para nossos alunos; veio contribuir com a vivência deles, ampliar o olhar de cada um sobre a Serra Pelada. A equipe que organizou: o fotógrafo, o shopping e a Semed estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a educadora.

Na ocasião, o autor da exposição falou do sentimento em poder receber os jovens estudantes. “Para mim, é muito significante e gratificante poder compartilhar um pouca da minha arte e experiências com os estudantes e propagar a história de Serra Pelada porque boa parte desses garimpeiros está morrendo e, com eles, a história do garimpo”, observou Anderson

CULTURA VALORIZADA

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o fotógrafo Anderson Souza e o Partage Shopping está oportunizando até sexta-feira, 23, a visitação de mais de 300 alunos de cinco escolas à exposição: Mário Lago, Fernando Pessoa, Domingos Cardoso, Elisaldo Ribeiro e Olga da Silva.

O superintendente do Partage Shopping, Antônio Carlos Maziviero, apoiou a iniciativa de realizar um circuito cultural envolvendo a comunidade estudantil. “Quando você faz com que o jovem entenda melhor a história do local em que vive, a gente valoriza mais a cultura da região. O shopping, por sua vez, faz o seu papel, que não é simplesmente ser um centro de lazer e de compras, mas sim de entretenimento, cultura, interatividade”, pontuou.

VISITE A EXPOSIÇÃO

Resultado de um trabalho realizado por cerca de dez anos pelo fotógrafo Anderson Souza, a mostra retrata por meio de fotografias parte da história e do quotidiano dos garimpeiros que ainda vivem em Serra Pelada. Iniciada dia 16 deste mês, a exposição segue até o próximo sábado, 24.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}SEMED/EXPOSERRAPELADA{/gallery}