Série Saúde – Mais de 169 mil atendimentos são realizados mensalmente nas unidades básicas

publicado: 19/08/2019 22h30

Em Parauapebas, são realizados em média 169.873 atendimentos mensalmente nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, um número muito expressivo que apresenta parte do grande volume de atendimentos realizados pela a rede pública de saúde.

E para orientar a população sobre os principais serviços disponibilizados na rede pública de saúde e como acessá-los, assim como informar a grandiosidade do volume de atendimentos, por meio de números, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura publica uma série de matérias sobre a saúde pública do município, ao longo desta semana.

Atenção Básica

A dona de casa Antônia Guimarães procurou a UBS Guanabara, na quarta-feira (14), e foi prontamente atendida. Seu filho adolescente, Alisson da Silva, estava com pressão alta e passou por atendimento médico.

“Ele estava passando mal e eu consegui uma vaga de urgência aqui pra ele. Gostei muito do atendimento”, destacou a dona de casa, acrescentando que observou uma melhora nos últimos tempos na unidade, “antes, nós tínhamos que madrugar aqui para conseguir uma vaga para consulta médica, hoje isso não acontece mais”.

O município conta com 22 UBS’s, 13 ficam localizadas na zona urbana e nove na zona rural. Todas são administradas pela Atenção Básica, diretoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As UBS’s contam com equipes multidisciplinar que promovem integração, cuidado e atendem as necessidades de saúde das pessoas do seu território.

Serviços disponibilizados nas UBS’s

Além das atividades de promoção e prevenção à saúde, as equipes das UBS’s são responsáveis por realizar acolhimento com classificação de risco aos usuários, identificando as necessidades de intervenção, atendimentos prioritários e de urgência e encaminhamento de acordo com as necessidades apresentadas, articulando-se com outros serviços, de forma resolutiva.

Existe uma gama de ações e serviços ofertados nas UBS’s, entre eles estão: atendimento médico com clínico geral, ginecológico e pediátrico; atendimento de enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social.

Integram também esse leque de serviços os atendimentos em Urgência Básica e pequenos procedimentos básicos; administração de medicamentos; retirada de pontos; inserção e retirada de DIU (método contraceptivo); coleta de PCCU (exame preventivo); testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; teste de gravidez; aferição de pressão arterial; testes de glicemia; inalação; vacinação; teste do pezinho; curativo; incisão e drenagem de abscesso; troca de sonda.

As equipes também realizam visita em domicílio para pacientes acamados ou com a mobilidade comprometida. Atividades educativas como palestras, rodas de conversa e outras ações de Educação em Saúde são realizadas com freqüência em escolas, igrejas e demais espaços comunitários, tudo para levar informação para a comunidade e ajudar na prevenção de doenças.

Outras ações, programas e estratégias também são realizadas nas UBS’s, tais como: acompanhamento dos critérios de saúde dos beneficiários do Bolsa Família; acompanhamento de hipertensos e diabéticos; pré-natal; aplicação de vacinas. A pessoa que necessitar de atendimento de qualquer um desses serviços deve procurar a UBS’s mais próxima da sua residência.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Lucas Dias