Série Saúde – Atendimentos especializados são disponibilizados na Policlínica Municipal

publicado: 23/08/2019 15h12

A rede pública de saúde conta com uma gama de serviços especializados na Policlínica Municipal, localizada no bairro Jardim Canadá. Consultas com médicos especialistas, reabilitação para crianças com deficiência e atendimento de referência para gravidez de risco são alguns dos serviços disponibilizados para a população.

A Policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas. As consultas e os exames ofertados são eletivos, ou seja, agendados. Não há, na unidade, atendimento de urgência e emergência.

Para agendar consultas e exames na Policlínica, o paciente deve apresentar na Unidade Básica de Saúde (UBS), em que é atendido, o encaminhamento emitido por médico da rede pública do município.

Consultas com especialistas

São disponibilizadas consultas para as seguintes especialidades médicas: Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Nefrologia, Gastroenterologia, Dermatologia, Pneumologia, Mastologia, Pediatria, Urologia, Psiquiatria e Proctologia. A Policlínia dispõe de agenda também para atendimentos especializados em Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.  

No primeiro semestre de 2019 foram disponibilizadas 10.246 consultas com médicos especialistas e 859 com outras especialidades na Policlínica, onde também são realizados exames de ultrassonografia e mamografia.

Centro Especializado em Reabilitação (CER)

Contribuir com o desenvolvimento motor, cognitivo e funcional de crianças com deficiência, essa é uma das missões da equipe multidisciplinar do CER de Parauapebas,  que funciona na Policlínica. Fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo realizam um trabalho integrado que gera mais qualidade de vida para cerca de 600 crianças.

Um exemplo é o Carlinhos, que tem 11 meses de vida; ele ainda não engatinha e não rola, mas não tem diagnóstico de patologia, apresenta apenas um atraso no desenvolvimento. O bebê é atendido há três meses pela equipe do CER. “Com o trabalho de estimulação precoce ele já avançou bastante, já consegue até sentar”, disse a fisioterapeuta, Priscila Belko.

O CER também atende pessoas adultas com serviços de fisioterapia e reabilitação. O agendamento para as sessões é feito diretamente no setor, mediante apresentação de encaminhamento médico.

Núcleo de Referência em Saúde da Mulher e Pré-Natal de Alto Risco

Se durante o pré-natal, realizado na unidade básica de saúde, a gravidez for classificada como de alto risco, a paciente é encaminhada para atendimento especializado na Policlínica, no Núcleo de Referência em Saúde da Mulher e Pré-Natal de Alto Risco, com uma equipe multidisciplinar composta por: ginecologista obstetra, enfermeira, nutricionista, psicólogo e assistente social. Mensalmente são disponibilizados 600 atendimentos.

Núcleo de Oftalmologia

Os pacientes que necessitam de atendimento oftalmológico devem passar por consulta com médico clínico geral, na unidade básica, e receber o encaminhamento para o especialista. As consultas com oftalmologista são realizadas na Policlínica, onde também ocorrem os procedimentos pós-cirúrgicos.

Mensalmente, o núcleo de oftalmologia disponibiliza 200 consultas, 500 exames e 80 cirurgias (pterígio e catarata), estas últimas são realizadas no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), conforme indicação dos especialistas da Policlínica.      

Núcleo de Atendimento ao Paciente Renal Crônico

Os pacientes com doença renal contam com um atendimento ambulatorial especializado, realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico nefrologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Graças a este atendimento, os pacientes renais crônicos ganham mais qualidade de vida e a doença demora um pouco mais de tempo para avançar aos estágios de hemodiálise, diálise peritoneal e transplantes de rins. 

Unidade Dispensadora de Medicamentos Especializados (UDME)

Pelo menos 700 pacientes em Parauapebas e região recebem medicamentos de alto custo, disponibilizados pelo governo federal. A entrega e todo o gerenciamento dos protocolos necessários para receber esses medicamentos são feitos pela UDME, que também funciona na Policlínica.

Atendimento Odontológico de Referência

A rede básica de saúde conta com consultórios odontológicos bem estruturados, mas quando é necessário realizar um procedimento especializado, os pacientes são encaminhados para a Policlínica que conta com atendimento, inclusive de bucomaxilofacial.     

 

Texto: Karine Gomes

Fotos: Lucas Dias

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP