SEMURB FAZ CAMPANHA NO CASAS POPULARES II SOBRE COLETA DE LIXO

publicado: 02/04/2018 12h59

Bairro foi escolhido por acumular maior quantidade de lixo e entulho nas ruas

Os moradores do bairro Casas Populares ll receberam as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) na última segunda-feira, 26, durante campanha educativa sobre a coleta de lixo domiciliar.

Embora o serviço de coleta de lixo seja realizado diariamente na cidade e na zona rural, alguns pontos recebem atenção especial da secretaria por apresentarem maior ocorrência de lixo e entulhos despejados nas ruas. Este é o caso do Casas Populares II.

Promovida pela diretoria de limpeza urbana, muitos moradores se mostraram favoráveis à campanha. Francisca Silva relatou o maior problema que a incomoda. “Gostei da campanha porque as pessoas jogam todo tipo de coisa, inclusive animais mortos. Afora pessoas de outros bairros que também despejam o lixo na rua e fica um cheiro insuportável”, queixou-se ela.

Rafael Batista, analista ambiental da Semurb, explicou que o objetivo é educar os moradores quanto aos problemas em despejar o lixo de forma indiscriminada. “Nossa proposta é educar, ensinar as pessoas até que ponto é prejudicial o lixo jogado na rua e como isso pode trazer doenças à população e degradar o meio ambiente”, disse ele.

CRONOGRAMA

Os moradores receberam um cronograma com os dias de coleta domiciliar em todo o município. No Casas Populares II é sempre às terças-feiras, quintas e sábados. Além disso, um termo de advertência e notificação também foi distribuído à comunidade no qual constam trechos previstos no Código de Posturas Municipal (CPM), como o artigo 33 que trata da irregularidade na disposição de entulhos, materiais para construção e lixo doméstico em ruas, praças, passeios públicos ou caminhos públicos.

“Acho importante o trabalho, pois como se vê o bairro é cheio de lixo. Aqui mesmo perto da minha casa tem; a população tem que colaborar bastante”, defendeu o morador Jarbas Batista.

A Semurb conta com mais de 300 trabalhadores que atuam na limpeza urbana, apenas para a coleta do lixo doméstico. São utilizadas dez equipes e 12 veículos exclusivamente para a retirada de entulhos. Mesmo assim, a colaboração da comunidade é fundamental para uma cidade limpa, com menos riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira e Bruno Cecim