Semsi intensifica fiscalização de trânsito em Parauapebas

publicado: 06/10/2021 13h53

A atividade visa reduzir os índices de imprudência dos condutores, que vem ocasionando diversos acidentes.

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) vai intensificar as operações de fiscalização de trânsito no município para reduzir os índices de imprudência dos condutores, que vem ocasionando diversos acidentes.

A medida está fundamentada no convênio nº 064/2021 publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), no último dia 5.

O acordo, firmado entre o Detran e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), delega aos dois órgãos competências, como autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por seus agentes de trânsito.

Com o convênio, as ações poderão ocorrer em todas as vias do município, incluindo o perímetro urbano das PA-275 e PA-160, facilitando o trabalho de fiscalização realizado pelo DMTT.

Outras ações, como a Operação Kadron, que inibe o uso de escapamentos irregulares e adulterados, e atua na fiscalização de luminosos irregulares nos veículos sem placa que causem perigo a outros condutores, e ainda combate o uso constante do etilômetro para as infrações que caracterizem alcoolemia, também poderão ser realizadas a partir da publicação do convênio.

“Ao intensificar a fiscalização, vamos inibir os infratores de continuarem nas ruas ocasionando acidentes. Vamos contar com o nosso sistema de videomonitoramento e com as nossas equipes nas ruas em várias frentes de trabalho, para diminuir essas estatísticas em nosso município”, explica o gestor da Semsi, Denis Assunção.

A Semsi tem realizado diversas ações voltadas para a redução de acidentes, com atuações integradas entre seus departamentos – DMTT, Centro de Controle e Operações (CCO) e Guarda Municipal realizaram a Operação Trânsito Seguro, entre os meses de agosto e setembro.O objetivo foi chamar a atenção da população para a importância da participação de todos na construção de um trânsito mais seguro.

Texto: Édila Nunes

Colaboração: Sara Dias