SEMSA SE REÚNE COM ONGS PROTETORAS DE ANIMAIS PARA TRATAR SOBRE LEISHMANIOSE

publicado: 08/05/2018 11h18

As ações da Prefeitura de Parauapebas de combate à leishmaniose foram apresentadas às organizações não governamentais protetoras de animais em reunião realizada no dia 30 de abril, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), numa iniciativa da Diretoria de Vigilância em Saúde da Semsa.

Foi um encontro que também tratou sobre os cuidados com a doença e a implantação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

A representante da Diretoria de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira, informou que o governo municipal já se reuniu com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Serviços Urbanos (Semurb) para elaboração de um plano de contingência de combate à leishmaniose.

“Esse trabalho tem sido feito através de mutirão, que iniciou na última sexta-feira, 27, no bairro Novo Brasil, com o intuito de orientar e educar a população acerca da doença. Estaremos realizando mutirões todas as sextas, em diversos bairros da cidade. Além de campanha educativa, divulgadas através de veículos de comunicação do município”, anunciou Michele Ferreira.

A prevenção ainda é o melhor remédio contra a doença e é preciso que a população abrace a causa, cuidando do seu quintal e dos seus animais, em especial do cachorro. O mosquito-palha, transmissor da leishmaniose, gosta de lixo orgânico para se reproduzir.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno, informou que “estamos fazendo um inquérito pelos bairros que foram preconizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará”, como de alto índice de leishmaniose. “Também estamos atendendo demandas espontâneas, que são solicitadas pela população”, avisou Damasceno, para informar ainda que todas as quintas-feiras estão sendo atendidas as demandas das ONGs “para agilizarmos esse diagnóstico”.

A presidente da ONG Apama, Byanca D’Lavour, elogiou a iniciativa da Semsa e falou da luta contra a doença. “É uma atitude louvável da Vigilância. Precisávamos disso, desses esclarecimentos, até mesmo pra poder repassar as informações para a população. A vigilância municipal tem feito o dever de casa,”, declarou.

SERVIÇO

Em caso de suspeita de leishmaniose, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelo telefone 3346-1020, ramal 257.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Bruno Cecim