SEMSA LEVA PALESTRA E TESTAGEM RÁPIDA DE ISTs AO CEPEJA

publicado: 09/02/2018 18h13

Palestra, distribuição de preservativos, aconselhamento, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C foram os serviços ofertados aos alunos do Centro de Ensino Personalizado para Jovens e Adultos (Cepeja – Santo Antônio), bairro Vila Rica, na quinta-feira, 08.

As ações foram realizadas pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com a Pastoral da Aids. “Nosso principal foco é alertar, instruir e prevenir a população sobre essas doenças”, explica o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Gilvanilson Teixeira, para acrescentar a necessidade de intensificar as atividades educativas e de prevenção num período como o do carnaval.

A diretora do Cepeja, Leidiane Carneiro de Oliveira, considera que as ações educativas e de prevenção são de suma importância para os alunos da unidade e para toda a população “uma vez que somente a educação e a informação ajudam a contribuir com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis da população em geral”.

Não é exagero afirmar que muitos jovens apenas “ouvem falar” dessa e daquela IST e não se interessam em buscar mais informações. As atividades da Vigilância acabam por despertar atenção. “Achei muito interessante as ações que foram realizadas aqui no Cepeja, principalmente a palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Adquiri muito conhecimento acerca das doenças”, declarou a aluna Juliana Cléa Silva, 26 anos

SERVIÇO: Os serviços do CTA são ofertados gratuitamente para a população em geral, durante o ano todo. O centro fica localizado na rua P, nº 38 (entre as ruas 11 e 14), no bairro União, Parauapebas.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Cléo Lopes | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP