SEMSA LANÇA CAMPANHA “JANEIRO ROXO” DE COMBATE À HANSENÍASE

publicado: 24/01/2018 18h04

“Todos contra a hanseníase” é o tema da campanha lançada na segunda-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância em Saúde e da Coordenação dos Programas de Controle da Hanseníase e da Tuberculose. É o “Janeiro Roxo”, que em Parauapebas irá mobilizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural.

O representante municipal da Coordenação dos Programas de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, Jhyeivson Wallinter Silva, informa que o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para dedicar a conscientização sobre a doença, bem como consolidou a cor roxa para campanhas educativas contra a hanseníase.

“Essa semana estaremos com diversas ações de combate à hanseníase como roda de conversa, panfletagem, avaliação corporal, aferição de pressão arterial e pesagem do Programa Bolsa Família. Todas as ações visam alertar e prevenir toda a sociedade contra a doença”, destacou.

Para Ana Cruz Silva, usuária da rede pública de saúde, “foi muito bom” ter procurado a unidade de saúde assim que se deparou com manchas sobre o corpo. “Fique ansiosa ao perceber as manchas em meu corpo, mas logo procurei uma unidade de saúde e consegui resolver meu problema e sanar minhas dúvidas”, disse ela.

CASOS NO PARÁ E EM PARAUAPEBAS

O Pará é quarto Estado brasileiro com maior número de casos de hanseníase, segundo o Ministério da Saúde. Em 2016, foram notificados 30,43 casos por 100 mil habitantes. O Pará fica atrás apenas do Maranhão (47,43 casos por 100 mil habitantes), Mato Grosso (80,62) e Tocantins (88,13), que são considerados hiperendêmicos.

A boa notícia é que a taxa de detecção de casos novos na população geral vem caindo nos últimos anos: passou de 92,30 por 100 mil habitantes, em 2004, para 29,93, em 2016. Em número absolutos, o número de casos novos na população geral caiu de 5.976 casos por 100 mil habitantes em 2004 para 2.486 casos em 2016, e na população de menores de 15 anos caiu de 714 em 2004 para 272 em 2016.

Em Parauapebas, o número de casos de hanseníase caiu de 138, no ano de 2013, para 110, no ano passado, conforme dados da Semsa. Em 2014, o município chegou a registrar 156 novas vítimas da doença.
As ações da Campanha de Combate à Hanseníase seguirão até o próximo domingo, 28

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

· 23 a 26/01 (Terça à sexta-feira).
· Palestra e avaliação corporal.
· Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e da zona rural.
· 7h às 11h e das 13h às 17h.

· 24 e 26/01 (Quarta e sexta-feira).
· Palestra e avaliação corporal.
· Quartel da Polícia Militar de Parauapebas.
· Rua F, bairro Primavera, s/n.
· 14h às 18h.

· 26/01 (Sexta-feira).
· Sede da Guarda Municipal de Parauapebas, rua Espanha, nº 981
(ao lado do Residencial Amec Ville).

· 27/01 (Sábado).
· Palestra, panfletagem, realização de avaliação corporal, pesagem para o
PBF e aferição de pressão arterial.
· Feira do Produtor Rural, Rodovia Faruk Salmen, bairro Novo Horizonte.
· 8h às 12h.

· 28/01 (Domingo – Dia D de Combate à Hanseníase)
· Palestra, panfletagem, realização de avaliação corporal, pesagem
para o PBF, aferição de pressão arterial e roda de conversa.
· Feira do Rio Verde, av. Liberdade, bairro Rio Verde, s/n.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Ascom/SemsaPMP