SEMSA INICIA MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE E À LEISHMANIOSE

publicado: 02/05/2018 12h20

Ação começou pelo Novo Brasil e será realizada toda sexta-feira

em bairros diferentes

Com o intuito de prevenir e conscientizar a população sobre os perigos e cuidados necessários para combater a dengue e a leishmaniose, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) entraram em campo na última sexta-feira, 27, com um mutirão que começou pelo bairro Novo Brasil.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Coordenação da Vigilância Ambiental. Na oportunidade, foram realizadas ações como visita domiciliar, entrega de panfletos educativos, orientações profissionais, descarte correto de materiais e eliminação de focos.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno, informou que o mutirão começou pelo Novo Brasil devido ao bairro ser mais distante do centro da cidade, reflexo do crescimento do município. “Toda sexta-feira estaremos realizando um mutirão em diferentes bairros do município”, anunciou ele.

“Achei excelente a iniciativa da prefeitura ter feito as ações aqui no bairro Novo Brasil. Só assim pra gente se conscientizar e prevenir da dengue e da leishmaniose”, disse a dona de casa Simone Barbosa.

Os bairros Linha Verde, Maranhão e o Complexo VS-10 estão entre os próximos a serem visitados pelos agentes de combate às endemias. Eles somente não irão fazer o mutirão nesta sexta-feira, 03, porque estarão voltados para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira).

No que diz respeito à dengue, entre os bairros que mais preocupam a Semsa estão Rio Verde, Guanabara e Liberdade.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Piedade Ferreira