SEMSA E SEMED LANÇAM I SEMANA SAÚDE NA ESCOLA

publicado: 07/04/2017 19h35

Ensinar a criança a cuidar da saúde é um investimento que garante benefícios para o resto da vida. Pensando nisso, as secretarias de Saúde e Educação se uniram por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e lançaram nesta quinta-feira, 6, no auditório da Semed, a 1ª edição da Semana Saúde na Escola, com o tema “Obesidade, Imunização, Hipertensão e Diabetes”, a ser realizada nas escolas da rede municipal entre os dias 24 e 28 deste mês.

O lançamento da Semana contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, Francisco Cordeiro, e de Educação, Raimundo Neto; do diretor do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Makson Feitosa; da representante da Diretoria Pedagógica da Semed, Valdelice Cardoso, e da coordenadora de Saúde Infanto-Juvenil/PSE Ana Lúcia Silva. Na ocasião, a ação conjunta foi apresentada para mais de 40 gestores de ensino fundamental.

A iniciativa busca atender os alunos do 1º ao 4º ciclos da rede municipal, para os quais será desenvolvido um plano de ações realizado pelos profissionais da saúde, como avaliações antropométricas, identificação dos agravos nutricionais para encaminhamento ao sistema de saúde, determinação do perfil epidemiológico, identificação de crianças e adolescentes com hipertensão e diabetes por meio do teste de glicemia, monitoramento das cadernetas e aplicação das vacinas para a faixa etária.

O secretário Raimundo Neto acredita que a mobilização vai sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do estudante. “É uma ação de extrema relevância. A inserção das atividades de educação em saúde promove mudanças de comportamento na perspectiva da melhoria de qualidade de vida. Juntos, podemos fazer saúde de forma preventiva, participativa, com a garantia do exercício a cidadania”.

O secretário Francisco Cordeiro ressalta a importância preventiva do programa. “O PSE, além de ser um programa multiplicador, é um marco na gestão atual. A nossa ideia é antecipar os cuidados e evitar que as gerações iniciais tenham necessidade de ir ao hospital por doenças como essas. Estamos iniciando hoje um trabalho de orientação, imunização e fortalecimento, tanto nutricionais quanto comportamentais, que irão gerar, no futuro, jovens e adultos mais saudáveis”.

Neste primeiro momento, a Semed e a Semsa estão definindo as escolas que serão contempladas com a ação. Já no segundo semestre, os trabalhos serão estendidos para outras escolas. A coordenadora de Saúde Infanto-Juvenil Ana Lúcia Silva destaca a dinâmica do PSE. “A campanha em sala de aula vai acontecer por meio de rodas de conversas lúdicas, palestras e brincadeiras para que as crianças entendam e reproduzam esta mensagem para os familiares, uma forma de alertá-los sobre os cuidados”, explica ela.

A pedagoga Valdelice Coelho observa que o ambiente escolar é um espaço privilegiado para a conscientização na prevenção de doenças. “Acreditamos não existir saúde, de fato, sem educação, orientação e assimilação de informações básicas. O programa vai atuar como um motivador e incentivador de hábitos saudáveis”, pontua ela, acrescentando que a ação será adequada para que não atrapalhe o andamento das atividades escolares.

O PSE

Criado pelo Decreto nº 6.286, do Ministério da Saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) vai completar uma década em dezembro deste ano. Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Semana Saúde na Escola

A mobilização é constituída por ações de promoção e de prevenção de agravos à saúde realizada em estabelecimentos públicos de ensino em todo o território nacional, com participação das equipes da Atenção Básica em saúde e das equipes das escolas.

Texto: Rebeca Lara – Semed/PMP
Janaina Ravanelli – Semsa/PMP