Semsa capacita servidores com Oficina de Análise de Indicadores de Saúde

publicado: 08/03/2019 14h26

Dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) receberam capacitação sobre Análise de Indicadores de Saúde, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

A oficina foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Planejamento e da Coordenação de Educação Permanente e Humaniza SUS.

Entre os temas abordados, Visão Geral; Planejamento; Metas e Ação; Construção de Indicadores; Dados e Informações; Sistemas e Análise dos Indicadores de Saúde.

“O intuito da capacitação é melhorar o monitoramento e a avaliação das nossas ações gerenciais. Notamos que para alcançar os resultados de melhoria de indicadores de saúde era necessário ministrar uma oficina sobre o assunto. Pois os indicadores apontam aquilo que a sociedade realmente precisa em serviços de saúde ofertados pelo SUS”, informou o coordenador de Acompanhamento e Controle Orçamentário, Alexandre Pereira dos Santos.

A gerente da Unidade de Saúde do bairro Liberdade II, Leina Barros, enfatizou a importância de ter participado da oficina. “Participar dessa capacitação é fundamental para gerir uma unidade de saúde. Uma vez que os indicadores mensuram o que falta para atingirmos nossos objetivos e metas pra fazer uma saúde melhor para a comunidade”, opinou a servidora.

Já o supervisor do Sistema de Informação da Atenção Básica, Tiago Cristo, avaliou que a oficina agregará muito conhecimento em sua vida profissional. “Além de poder trabalhar de uma forma clara e objetiva com os nossos indicadores de saúde”, disse o supervisor.

Texto: Janaina Ravanelli

Fotos: Luciano Silva