SEMSA APRESENTA EXPERIÊNCIAS QUE DÃO CERTO NA SAÚDE

publicado: 18/12/2018 18h50

Inovação e informatização; participação da comunidade na saúde e na atenção básica estiveram entre os eixos expostos na 1ª Mostra de Experiências Exitosas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o tema “O SUS que dá certo”. Foi no último dia 13, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

A ação foi promovida pela Diretoria de Gestão do Trabalho, Humaniza SUS e Educação Permanente da Semsa. “O intuito da mostra é compartilhar, dar visibilidade e socializar experiências e projeto de sucesso no âmbito da secretaria, especialmente no que diz respeito à atenção básica de saúde, que cada vez mais exige humanização no atendimento”, ressaltou a diretora de Gestão do Trabalho, Terezinha Guimarães.

O coordenador estadual de Humanização, Guilherme Martins, considera a mostra de grande importância para os profissionais de saúde da rede pública “uma vez que possamos melhorar cada vez mais a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida oferecida aos nossos pacientes”.

A médica Luciana Brandão, que atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Guanabara, mostrou os resultados positivos dos tratamentos fitoterápicos com pacientes idosos que desenvolveram diabetes e hipertensão ao longo da vida. “Esse tratamento é natural e não agressivo”, frisou a médica.

Já o psicólogo Murilo Alves relatou sobre a importância de retirar do isolamento e promover interação entre pessoas que sofrem daquela que já é considerada o mal do século: a depressão. “Minhas experiências com meus pacientes foram realizadas através de rodas de conversa sobre suicídio, depressão e autolesão. Pois precisamos interagir em grupos para poder se conhecer melhor”, disse o profissional.

Saiba mais sobre a Política Nacional de Humanização (Do Portal da Saúde)

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH conta com equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações nos modos de fazer saúde.

A partir da análise dos problemas e dificuldades em serviços de saúde e tomando por referência experiências bem-sucedidas de humanização, a PNH tem sido experimentada em todo o Brasil. Existe um SUS que dá certo, e dele partem as orientações da Política Nacional de Humanização, traduzidas em seu método, princípios, diretrizes e dispositivos.

A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

Para conhecer melhor a Política Nacional de Humanização, acesse AQUI

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa