SEMMU VAI CONSTRUIR PLANO MUNICIPAL PARA MULHERES DE PARAUAPEBAS

publicado: 05/09/2018 15h39

Em audiência pública durante “Agosto Lilás”, foram ouvidas e registradas propostas para garantir direitos da mulher

“Violência Doméstica: Diretrizes para a Construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Parauapebas”. O tema da audiência pública realizada pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) ouviu os anseios da população e sugestões para melhorar a rede de proteção e atendimento às mulheres no município. A reunião foi no dia 30 de agosto, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Para o secretário municipal de Assistência Social (Semas), Jorge Guerreiro, a audiência pública também foi um canal de informação para as parauapebenses: “Essa audiência é importante para que a sociedade entenda e saiba o direito que as mulheres têm. Infelizmente, o direto das mulheres tem sido violado. Se existe a lei, ela tem que ser colocada em prática e é importante que as pessoas saibam, para que elas possam buscar os seus direitos”.

A secretária municipal da Mulher, Ângela Silva, frisou que a audiência serviu não apenas para ouvir os participantes, mas também para absorver ideias e propostas que possam ser aplicadas principalmente no enfrentamento à violência doméstica.

“O objetivo dessa audiência pública é ouvir as mulheres, é dar oportunidade para que elas possam lançar propostas daquilo que podemos melhorar. Não basta somente nossa visão como gestores, precisamos da contribuição da sociedade para que possamos buscar os meios de construir um plano municipal que venha assistir essas mulheres a partir daquilo que elas precisam”, pontuou Ângela Silva.

PM À DISPOSIÇÃO

Representando a Polícia Militar, o capitão Eder de Jesus afirmou que a corporação está à disposição da comunidade e da rede de atendimento à mulher. “Estamos de portas abertas para ouvir toda e qualquer sugestão das mulheres e dos homens também para melhorar nosso trabalho, nosso atendimento, suprir cada vez mais essa necessidade e diminuir esse tipo de ocorrência”, disse ele.

O capitão disponibilizou o número da PM que funciona 24h para que as mulheres vítimas de violência doméstica também possam entrar em contato: (094) 99264-5348.

Representantes do Poder Judiciário e dos conselhos municipais, servidores e sociedade civil participaram e contribuíram com sugestões. Mulheres da zona rural e urbana que já sofreram violência doméstica compartilharam suas experiências de forma encorajadora. Homens que são contrários a essa prática também opinaram.

Todas as propostas apresentadas foram registradas e vão auxiliar na construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Parauapebas.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Helder Mesiahs