SEMMU LEVA CIRANDA CIDADÃ ATÉ O BAIRRO MORADA NOVA

publicado: 28/02/2018 14h55

O projeto Ciranda Cidadã chegou até o bairro Morada Nova. Essa é mais uma ação que mostra o cuidado da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) especialmente com as parauapebenses.

Emissão de documentos, cuidados com a beleza e com a saúde foram alguns dos serviços oferecidos no Ciranda. Mas não foram somente as mulheres as beneficiadas nesta ação. Os homens também desfrutaram dos atendimentos e ainda receberam aulas de xadrez.

Quem participou da ação aprovou a iniciativa. “Eu acho maravilhoso ter a oportunidade de um dia se dedicar a nós. Nós mulheres vivemos nosso dia a dia corrido e nunca temos tempo pra nós. É maravilhoso eles se preocuparem com nossa beleza, nossos documentos, porque não temos tempo de ir atrás. Então quando vem até nós é uma oportunidade muito boa”, disse a doméstica Rosilene Franco.

“Muitas de nós, mulheres, às vezes ficamos depressivas em casa, pois nos dedicamos apenas a cuidar de casa, do esposo e dos filhos. A gente tem que tirar um momento pra gente, pra cuidar da beleza, do nosso corpo e ter uma vida saudável. Essa ação também contribui pra gente aprender sobre a saúde, sobre hipertensão, diabetes e sobre quem está acima do peso, pra manter tudo no controle”, ressaltou a estudante Isvalda Fernandes.

Durante as ações, é comum a identificação de mulheres em situação de risco. Nesse caso, elas recebem o atendimento psicossocial necessário no momento e são encaminhadas para que possam receber o acompanhamento devido. É por isso que o Ciranda Cidadã se tornou mais um meio de comunicação entre as parauapebenses e a Semmu, pois além de aproximar e interagir ele também fortalece os saberes e direitos das mulheres na construção de sua cidadania.

PARCEIROS

Para que fosse possível a realização do Ciranda Cidadã, a Semmu contou com vários parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Clube de Xadrez de Parauapebas, Escola Técnica Vale dos Carajás, Instituto Embeleze e a professora de Zumba Daiane da Conceição.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Piedade Ferreira