O auditório principal da Prefeitura de Parauapebas ficou lotado, na tarde desta segunda-feira, 30, durante a cerimônia de lançamento oficial da programação e do tema do 27° Encontro da Mulher de Parauapebas, evento que começou em 1990 e que hoje se confunde com a história da cidade. Todos os anos, o encontro mobiliza mulheres de todas as classes sociais, independentemente de convicção política ou religiosa. A proposta é mobilizar o público para ações que estimulam a liderança, a motivação e a cooperação feminina.
Este ano, o 27° Encontro da Mulher de Parauapebas traz o tema “O Modernismo Brasileiro e a Voz da Mulher, Arte por toda Parte”. O debate é sobre a busca pela expressão da mulher como forma de empoderamento, ativismo, liderança e solidariedade. Na cerimônia, foi feita a apresentação das líderes das equipes e das mulheres modernistas que serão homenageadas.
O encontro terá seis equipes. Cada uma, terá um para trabalhar durante a programação do tradicional evento, que hoje é patrimônio cultural do município. As equipes serão divididas em cores: branca, verde, rosa, azul, lilás e vermelha. A lilás, por exemplo, vai homenagear a pianista, compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga, que se destaca pela luta da liberdade da mulher.
As equipes terão uma verdadeira maratona de ações durante a programação da Semana da Mulher, com atividades socioeducativas, culturais, lúdicas e esportivas. O evento visa a mobilizar mais de quatro mil mulheres de forma direta, que serão distribuídas pelas seis equipes. Em parceria com a TV Correio SBT, canal 40, no dia 8 de março será realizada a corrida rústica.
A titular da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), Ângela Pereira, diz que vai trabalhar para que o 27° Encontro da Mulher de Parauapebas fique na história do município. O evento será realizado de 3 a 11 de março. As atrações artísticas e culturais, como cantores nacionais, por exemplo, serão divulgadas pela Semmu na segunda quinzena agora de fevereiro.
Para que o evento seja promovido com sucesso, a Semmu conta com vários parceiros que estão engajados na programação. O programa Conte Comigo, da TV Correio, apresentado pela jornalista Mariana Chamon, começa a sua segunda temporada em março e será dedicado às mulheres de Parauapebas durante o período do evento.
Patrimônio
Por meio da Lei nº 4.304, de 04 de maio de 2006, o Encontro da Mulher se tornou patrimônio cultural e imaterial do município de Parauapebas, sendo declarado e reconhecido também como integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, pela Assembleia Legislativa, através da Lei nº 7.961, de 13 de junho de 2014.
Antônio Marcos
Assessoria de Comunicação | PMP
Fotos: Rafael Leguli – Ascom | PMP
{gallery}Asemmulanca27encontrodamulheremparauapebas{/gallery}