SEMMA ORIENTA PRODUTORES PARA RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR

publicado: 23/03/2018 13h58

Atividade fez parte da programação da Semana da Árvore e visa a proteger os rios

A propriedade do seu João Geraldo, na vila Cedere I, foi o local escolhido para a realização do Dia de Campo, na manhã de terça-feira, 20, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), Instituto Chico Mendes da biodiversidade (ICMBio) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

“Eu já comecei este trabalho e vou dar continuidade. A gente tem que pensar em preservar a fonte de água que a natureza tem”, ensina seu João. O objetivo foi reunir produtores rurais para orientar sobre o trabalho de recuperação da mata ciliar da nascente de um afluente do rio Parauapebas. A atividade também contou com a participação de estudantes da Ufra e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

“O produtor só tem a ganhar porque ele vai ter um corredor ecológico que pode abrigar alguns animais e manter a vegetação nativa. Além disso, estará protegendo o recurso hídrico pra que ele flua cada vez mais”, explica a agrônoma Helsilene Marques.

Depois de cercar a área às margens da nascente, foi iniciado o trabalho de abertura de buracos para a plantação de mudas de espécies nativas. “São as espécies mais adequadas para a nossa região porque já existem aqui, como ingá, pau-preto, sumaúma, açaí, buriti. Essa iniciativa vem a contribuir evitando significativamente o assoreamento dos rios. Eu diria que todos os produtores devem manter as margens dos seus rios, igarapés e córregos protegidos”, explica o coordenador de áreas verdes da Semma, Diego Almeida.

Osmair Prado, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Vila Nova Esperança, conta que é de suma importância desenvolver a atividade rural aliando-a com os cuidados com o meio ambiente. “A gente ouve muito falar sobre a escassez de água e esta é uma forma de conscientização, até mesmo uma oportunidade para mostrar como fazer essa recuperação. O que esperamos é que muitos produtores tenham a mesma iniciativa”, diz ele.

“Tem que produzir, mas é preciso cuidar do meio ambiente. Muitos produtores degradaram rios e igarapés e precisam ser recuperados. E os produtores estão super interessados, inclusive já querendo apoio para fazer em sua propriedade”, conta Elson Cardoso, coordenador da região do Cedere da Sempror.

De acordo com a Semma, o procedimento é simples. E, caso o produtor prefira, pode solicitar orientações dos profissionais ligados à área.

Texto: Anne Costa
Fotos: Bruno Cecim