Na manhã de hoje, 28, alunos do programa Jovem Ambientalista e educadores ambientais realizaram blitzen em vários pontos de Parauapebas para alertar sobre os perigos das queimadas para a saúde da população e para o meio ambiente.
A iniciativa partiu da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), que deflagrou a campanha “Queimadas: sua consciência é a cura desse mal”. O objetivo é fazer com que a população se conscientize sobre os males das queimadas e, assim, também passe a combatê-las inclusive com simples atitudes.
A campanha tem o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Serviços Urbanos (Semurb) bem como do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saaep), que irão realizar fiscalizações de combate às queimadas.
Nessa época de calor intenso, é comum as pessoas atearem fogo para a limpeza de áreas, sejam quintais ou lotes, ignorando os terríveis danos que provocam à saúde humana já que a fumaça está carregada de substâncias que podem causar problemas oculares e respiratórios, como asma, bronquite, renite alérgica, e até mesmo câncer. Crianças e idosos são as maiores vítimas.
A fumaça ainda provoca efeito estufa, aquecendo ainda mais o planeta, destrói plantas e animais e o que também é muito perigoso: com o vento, as chamas do fogo aumentam e podem avançar sobre as residências em incêndios de grandes proporções.
O governo busca fazer a sua parte, mas é difícil se proteger das queimadas já que não tem como saber quando e onde surgirão. Daí, a importância da conscientização da sociedade. Capinar o terreno e dar a destinação correta para o lixo já são passos significativos para proteger o meio ambiente e a saúde humana.
Texto: Sabrina Linhares
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
{gallery}QUEIMADAS{/gallery}