SEMINÁRIO MOTIVA IDOSOS A EXIGIR RESPEITO AOS DIREITOS

publicado: 26/10/2018 14h35

Sob a organização do Conselho Municipal de Pessoa Idosa de Parauapebas (CMDPIP) e com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi realizado no último dia 23 o seminário “O Papel da Rede Intersetorial na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. Foi no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), como parte da programação da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, que neste ano tem como tema “O dia do idoso é todo dia”.

Direcionar situações de desrespeito aos direitos dos idosos foi um dos objetivos do seminário, que contou com a participação de representantes do Ministério Público e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Entre os presentes, o presidente do CMDPIP, Nélio Mol; a presidente do Conselho Estadual do Idoso, professora Valquíria Batista; da diretora técnica de Programas da Semas, Suely Guilherme; e a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde (Semsa), Gleide Lacerda.

Frente a um auditório lotado, seu Rufino Barbosa Reinaldo, 67, fez questão de explanar seu sentimento. “Eu estou muito feliz por estar aqui e por fazer parte desse encontro. É um prazer estar aqui com meus amigos e buscar esse conhecimento que vai ajudar nosso dia a dia”, afirmou ele, que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Paz.

O presidente do CMDPIP, Nélio Mol, traçou o papel e a importância do conselho para garantir segurança e respeito aos direitos dos idosos. “Estamos no conselho para correr atrás. Ainda não estamos a todo vapor, mas já temos muitas questões que estamos trabalhando, principalmente a questão do transporte. Hoje, queremos repassar conhecimento e dar empoderamento para vocês sobre várias questões importantes”, avisou ele.

A importância de lutar pelos próprios direitos foi destacada por Suely Guilherme. “Não sou eu sozinha que vai, na política de saúde, garantir a prioridade. Essa resistência é nossa! Se não falarmos por nós mesmos, ninguém vai falar. Foi a resistência que garantiu o Estatuto do Idoso. Precisamos ser resistência”, conclamou ela.

Na abertura do seminário, Gleide Lacerda, da Semsa, reforçou que é papel da saúde pública priorizar os cuidados com os idosos. “Estamos aqui tentando construir políticas públicas e para lutar por esses direitos, para que vocês tenham o cuidado melhor, que a sociedade tenha essa sensibilidade do cuidado. Temos nossa obrigação a cumprir e temos que valorizar o idoso, fazer com que tenha um cuidado especial e fazer com que todos eles tenham acesso ao que lhe é de direito. Esse é um dos nossos papéis enquanto saúde pública”, frisou ela.

Para a professora Valquíria Batista, é importante realizar ações que busquem ajudar e informar os idosos. “Venho com muito orgulho participar desse evento. A mudança tem que começar pela gente. As leis podem ser maravilhosas, mas se não tomarmos conhecimento e exigir a garantia elas só vão ficar no papel”, destacou, para destacar a importância de todos lerem o Estatuto do Idoso.

DIA DE LAZER

A programação da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa teve continuidade dia 24 com uma visita dos idosos do SCFV à Canaã dos Carajás. Foi um dia de lazer que ocorreu em uma parceria entre as prefeituras de Parauapebas e de Canaã dos Carajás.

“Esse momento é pra falar da nossa gratidão por essas pessoas que já fizeram tanto por nossas duas cidades. Poderiam estar ociosas em casa, mas nós investimos na qualidade de vida delas através dos serviços de convivência. Elas vivem com mais alegria e ficamos muitos felizes em ver tanta gente aqui se confraternizando”, disse o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, parabenizando a equipe de Parauapebas pelo trabalho e a parceria.

Texto: Antonio Fernandes | Semas
Fotos: Jhonatan Felipe | Semas