O desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é grande: garantir o direito a alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade. E para discutir mais sobre isso, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realizou agora nos dias 25 e 26, em Marabá, o 1º Seminário Oralidade, Leitura, Escrita e Matemática (Solema), com o tema: “Práticas pedagógicas na perspectiva do letramento”.
O evento marcou o encerramento das ações do Pacto referente a 2016. Foram apresentados cerca de 40 pôsteres e 30 relatos de experiência por professores de diversos municípios que participam do programa. O município de Parauapebas foi representado por duas professoras da rede municipal de ensino.
Com o tema: “Experiência exitosa no ciclo alfabetização na perspectiva do letramento com jogos na direção certa”, a professora Sandra Regina Teixeira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Angelim, relatou que escolheu unir fonte de conhecimento e lazer. “Os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, despertando interesse e motivação. As crianças participam mais, sentem-se acolhidas, valorizadas e incentivadas através da dinâmica. O resultado é surpreendente”.
O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, também participou e enfatizou a importância do seminário. “O encontro permite algo essencial: a troca de experiência. Eles se sentem motivados por reconhecerem que estão no caminho certo. O mérito é dos nossos professores, que trabalham para que Parauapebas seja referência em educação”.
A apresentação do pôster sobre “A resolução de problemas e a interação entre pares nas aulas de matemática” foi dirigida por Raiane Silva. Para ela “é necessário que a criança assuma o papel de protagonista na construção de seu aprendizado, colocando-a em situação de investigação constate”, descreveu a professora da EMEF Terezinha de Jesus.
ALCANCE NO MUNICÍPIO
O município de Parauapebas tem obtido excelentes resultados com a participação no Pacto, sempre visando à alfabetização e o letramento dos alunos. Ao todo são 460 educadores envolvidos – 404 professores, 40 coordenadores de escola, 15 orientadores de estudos e 1 coordenador local – e os mais de 11 mil alunos matriculados no 1º ciclo.
Texto e fotos: Rebeca Lara | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
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