SEMEL ASSEGURA DOCUMENTO PARA ESTUDANTES PARTICIPAREM DOS JIPS

publicado: 16/04/2018 14h28

Mais de dois mil atletas são esperados para os jogos,

que serão realizados entre 4 e 13 de maio

As secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel) e de Educação (Semed) se preparam para os Jogos Interescolares de Parauapebas (Jips), o maior evento esportivo estudantil do município e que neste ano será realizado de 04 a 13 de maio.

Os Jips reúnem estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares, e neste ano a expectativa da organização do evento é reunir cerca de 2,5 mil atletas, na faixa etária de 12 a 17 anos.

“Depois de fazer um mapeamento junto às escolas, a Semel constatou que cerca de 200 estudantes poderiam ser impedidos de realizar sua inscrição nos jogos devido à falta da carteira de identidade. Então buscamos uma forma de incentivar a participação dos estudantes e sua inscrição na competição”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz.

Uma ação conjunta com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), realizada ano último dia 14, no Ginásio Poliesportivo, possibilitou aos estudantes a emissão de sua carteira de identidade e dessa forma sua participação nas competições, como é caso do estudante Celton Paixão.

Celmo Paixão, pai do aluno, conta que só tinha conseguido agendar atendimento para dia 27 de julho, o que impossibilitava a inscrição de seu filho nos jogos. “Essa ação facilitou a nossa vida, pois teríamos que esperar, e o Celton não poderia participar dos Jips porque precisava do RG. Foi uma ótima ideia”, considera Celton.

Quem compareceu ao ginásio fez todos os procedimentos para emissão do RG e recebe o documento nesta segunda-feira, 16.

Com modalidades como futsal, voleibol, handebol, basquete, xadrez, tênis, os Jips classificam as equipes campeãs para os Jogos Estudantis Estaduais (Jeps).

O município de Parauapebas foi escolhido para sediar os Jeps, que serão realizados entre os dias 24 e 27 de maio com a participação de dez municípios do sul e sudeste do Pará.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira