SEMED REALIZA 2ª EDIÇÃO DA MOSTRA INTERDISCIPLINAR DO CONHECIMENTO

publicado: 15/12/2017 19h57

Mutilação, depressão, bullying, suicídio, Aids e preconceito racial foram alguns dos temas abordados de forma criativa e enfática na 2ª edição da Mostra Interdisciplinar do Conhecimento (Minc), que ocorreu no hall da Prefeitura de Parauapebas na quinta-feira, 14, e que também expôs muitas obras de arte e outros trabalhos interdisciplinares.

O evento, que tem como objetivo a valorização e exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos, professores e gestores das escolas da rede municipal de ensino, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento dos 3° e 4° Ciclos.

A Escola Chico Mendes apresentou a peça musical “O oculto”. Com uma performance bela e emocionante, os alunos do 9° ano chamaram atenção para problemas recorrentes entre os jovens: a depressão e o suicídio.

Para a aluna Luana da Conceição Oliveira, 14 anos, as famílias, escola e comunidade precisam ficar mais atentos para identificarem aqueles jovens que estão precisando de ajuda e não externam essa necessidade.

“As pessoas não cometem suicídio assim, do nada. Elas muitas vezes estão frustradas com determinadas situações e, em alguns casos, demonstram tristeza. Precisamos ajudá-las”, apelou a jovem, que deixa uma mensagem para aqueles que se encontram depressivos: “Tenham certeza que as fases ruins da vida passam. Você precisa se agarrar às coisas boas e às pessoas que te amam e superar as dificuldades”.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, também prestigiou a mostra e aproveitou o momento para agradecer aos educadores pela ação e reforçar a importância do trabalho em conjunto. “Além do nosso trabalho, nós precisamos do apoio dos alunos e das famílias para que possamos oferecer mais e melhorar a qualidade da nossa educação”, enfatizou.

Margarida de Queiroz, coordenadora de ciências dos 3° e 4° Ciclos da Semed, afirma que o propósito almejado foi atingido. “A Minc, na sua segunda edição, atingiu novamente seu objetivo, que é de divulgar e valorizar as atividades que acontecem dentro da escola. Por meio da mostra, ofertamos à comunidade o resultado das boas práticas pedagógicas, do compromisso e empenho das escolas em cumprir com seu papel de educar”.

ALUNOS DESTAQUE NA OBA

Durante a mostra, o reconhecimento: a Semed premiou simbolicamente os 198 estudantes da rede pública municipal que foram destaques em uma das maiores competições estudantis do País, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que está em sua 20ª edição. A premiação simbólica foi para marcar a grande conquista do município.

Como a Escola Carlos Henrique teve dois alunos nota 10 na competição, foi escolhida para representar as demais escolas, por meio dos alunos Vinícius Almeida Lucena e Ada Daniele Soares, premiados durante a cerimônia.

“Eu estudei muito, pedi orientação para os professores até mesmo fora do horário, mas não imaginei que iria alcançar a nota máxima”, comenta Vinícius, para quem essa conquista representa apenas a primeira de muitas: “A minha meta agora é fechar a prova novamente e conseguir uma vaga para representar o município na Olimpíada Internacional”.

Das 198 medalhas conquistadas pelos estudantes, 35 são de ouro, 131 de prata e 132 de bronze. Na 11ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) também houve 23 medalhistas (11 ouro, 7 pratas e 5 bronze).

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP