SEMED MOBILIZA EDUCADORES PARA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

publicado: 21/08/2017 16h35

Uma das metas do Plano Municipal de Educação (PME) é alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. E, visando garantir esse direito aos estudantes da rede municipal de ensino e contemplar aqueles que não concluíram o processo de alfabetização na idade certa, a Secretaria de Educação (Semed) lançou a campanha “Alfabetização da Nossa Gente”, que já movimenta os educadores da rede.

A campanha será desenvolvida em várias etapas. Na primeira, haverá mobilização e conscientização da comunidade escolar interna e externa. Posteriormente, maior investimento e atenção para as formações dos professores, organização de grupos de apoio e aulas extras. Por último, a socialização dos resultados e o estabelecimento de metas para os próximos anos.

Segundo a diretora pedagógica da Semed, Veronice Coelho, o sucesso da vida escolar do aluno depende muito dessa fase. “O aluno precisa estar com seu processo de alfabetização e letramento consolidado para poder desenvolver as competências e habilidades exigidas sem comprometer as próximas etapas de seus estudos”, enfatiza Veronice.

Ainda segundo a educadora, a família tem um papel fundamental nesse processo. “A família e a escola devem caminhar juntas para apoiar o desenvolvimento dos alunos. Quanto mais os pais buscam ser parceiros, mais a criança terá chance de compreender e melhorar o rendimento em sala de aula. Por isso, precisamos de pais presentes, que também garantam a assiduidade dos filhos na escola”, diz Veronice.

TAREFA DE TODOS

A reunião de lançamento da campanha, em 9 deste mês, deixou os diretores entusiasmados com a proposta e comprometidos em estreitar caminhos e traçar estratégias para evolução na aprendizagem. É o caso de Eduardo Dias, gestor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Magno, que garantiu estar disposto a abraçar a causa.

“É uma campanha desafiadora, porém necessária. Na escola, já realizamos um levantamento referente aos alunos que não avançaram e que precisam urgentemente melhorar seu desempenho. Agora é colocar em prática ações voltadas para leitura, escrita e oralidade para alcançarmos as metas estabelecidas”, sublinha Eduardo.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, destaca a importância da união de todos em prol da causa. “Não se trata de uma tarefa só dos professores, mas de todos nós educadores e também dos pais. Precisamos nos unir para assegurarmos a aprendizagem dos nossos alunos”.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Messania Cardoso | Semed