Semed investe em inovação para otimizar serviços oferecidos à comunidade

publicado: 11/02/2021 14h57

O governo municipal está buscando inovar e modernizar a gestão pública. Para isso, tem investido na criação de novas secretarias e no trabalho de forma integrada. Dentro desse contexto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem buscado soluções para otimizar os serviços oferecidos à comunidade. A criação de departamentos como o de Tecnologias e Informática Educacional (DTIE) e a Assessoria de Planejamento e Gestão são estratégias que visam modernizar o processo educacional da rede pública municipal.

Durante esta semana, a Assessoria de Planejamento e Gestão reuniu com os mais de 20 departamentos da Semed na busca de construir em conjunto um novo modelo de gestão para a educação municipal.

“Estamos buscando promover a reestruturação organizacional, com implantação de um modelo de gestão com foco na melhoria do ensino e da aprendizagem e no fortalecimento das relações”, afirma Leila Lobato, técnica que está à frente da assessoria. Segundo ela, um dos objetivos específicos do trabalho é voltando para a valorização dos servidores.

O modelo de reestruturação e a participação de todos no processo estão sendo amplamente aceitos dentro da pasta. “Ter um departamento voltado para o planejamento das ações gerenciais era necessidade que todos nós víamos e que a nova gestão priorizou. E nós só temos que apoiar e contribuir”, assegura o diretor administrativo, Roberto Simões.

O diretor pedagógico também acredita no sucesso da iniciativa. “A Semed foi pensada décadas atrás e em outro contexto. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de atualização para acompanhar as inovações das políticas educacionais”, destaca Edson de Oliveira.

De acordo com o secretário de Educação, José Leal Nunes, a modernização e o planejamento com foco no educador e no aluno vão trazer bons resultados para a rede municipal. “Precisamos investir para gerar bons resultados, e a Semed está sendo preparada para essa mudança tendo a eficiência e a qualidade do ensino prestado aos nossos alunos como meta”, destaca o secretário.

Texto e fotos: Messania Cardoso/Ascom Semed