SEMED HOMENAGEIA FUNCIONÁRIOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO SERVIDOR

publicado: 27/10/2017 16h09

Servir a sociedade com ética e profissionalismo é função precípua do servidor público, que exerce papel fundamental para o bom funcionamento dos serviços prestados à sociedade pela União, Estados e municípios. Por isso, foi instituída uma data para homenagear os trabalhadores da administração pública: 28 de outubro.

Para comemorar o dia e prestar homenagem especialmente àqueles que dedicaram anos de suas vidas em servir a comunidade educacional, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da coordenação executiva do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), promoveu na manhã da última quarta-feira, 25, um encontro especial.

A coordenadora executiva do programa, Nilza Coelho, reuniu no gabinete do secretário de Educação, Raimundo Neto, 15 servidores (de um total de 100) que estão aposentados e possuem entre 25 e 30 anos de serviços prestados à educação para agradecê-los pela contribuição. Todos os 15 funcionários, apesar de aposentados, permanecem em exercício e continuam servindo a sociedade com dedicação e compromisso.

Reencontros, lembranças e emoção marcaram o encontro. A educadora Irene Melo da Silva, 62 anos, aposentou-se em julho deste ano com o apoio do PPA. Ela possui 27 anos de exercício na magistratura, atuando na zona rural do município, e, no momento, ocupa o cargo de diretora da Escola Gonçalves Dias.

“Optei por permanecer trabalhando porque gosto muito do que faço e quero continuar contribuindo com minha comunidade”, expressou ela. “Estou feliz pelas homenagens e reconhecimento. É muito bom quando valorizam o nosso trabalho. Tive a oportunidade de encontrar aqui colegas que começaram a trabalhar junto comigo. Belas recordações desse período”, disse Irene.

Quem também participou do evento foi a servidora Arlene de Araújo Galvão, 44 anos. Segundo a educadora, que se aposentou muito jovem, o fato de estar aposentada proporcionou momentos de reflexão e motivação. “Estou buscando me aperfeiçoar cada vez mais e quero continuar contribuindo com a educação até quando a legislação me permitir.”

O secretário Raimundo Neto também externou sua felicidade em encontrar colegas de profissão e os agradeceu pela participação no desenvolvimento do município. “Cada um aqui deu sua parcela de contribuição para nossa cidade, para o progresso cultural e intelectual do município. Agradeço a todos vocês pelo trabalho prestado e a Nilza, pelo esforço e apoio.”

SOBRE O PPA

O Programa de Preparação para a Aposentadoria é iniciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Semed, que objetiva melhorar a qualidade de vida e preparar os servidores da educação para aposentadoria. Segundo Nilza Coelho, hoje existem 100 servidores aposentados inclusos no PPA que alcançaram várias conquistas, como a permanência no serviço público embasada nas legislações pertinentes.

Atualmente, 250 servidores são contemplados pelo programa, entre aposentados e em via de aposentadoria. Cerca de 600 educadores devem ser inseridos nos próximos quatro anos. “Além de organizarmos o processo de aposentadoria também trabalhamos com a valorização do servidor e o ajudamos na formação psicossocial, sociocultural e financeiro-econômico, orientando-os no planejamento dessa nova fase da vida deles”.

A professora de Língua Inglesa Francisângela Resende, que atua há 30 anos na área educacional, reconhece o trabalho prestado pelo programa. “Agradeço pela atitude, homenagem e pelo carinho. Após três décadas de trabalho, nós podemos olhar para a nossa história e ver que, de fato, nos dedicamos e contribuímos muito e continuamos a contribuir. Isso nos alegra e faz de nós cidadãos mais felizes”, afirmou a educadora, que se aposentou por tempo de contribuição há seis anos, mas continua em atividade na docência.

Texto e Fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP