SEMED ENTREGA VIATURA PARA ATENDER À RONDA ESCOLAR

publicado: 17/04/2017 14h00

A comunidade escolar de Parauapebas ganhou mais um reforço em relação à segurança. Na manhã de hoje, 17, o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto, e o adjunto Antonino Brito entregaram ao 23º Batalhão da Polícia Militar uma viatura voltada exclusivamente para o atendimento da segurança pública das escolas da rede municipal de ensino. O fornecimento do veículo faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e PM.

Segundo Raimundo Neto, a viatura irá contemplar a toda a comunidade. “Estamos fornecendo uma viatura que ficará à disposição para o atendimento nas escolas municipais e estaduais. Nosso objetivo é promover a segurança dos alunos e aproximá-los dos agentes de segurança, para que os estudantes vejam neles uma figura amiga, disposta a ajudá-los”, afirma o titular da Semed.

Para o tenente-coronel Pedro Celso, comandante da Polícia Militar de Parauapebas, a entrega do veículo é a fundamentação do convênio firmado entre PM e Prefeitura de Parauapebas. “Toda parceria é sempre muito bem-vinda, mas em se tratando de segurança pública os resultados são ainda melhores. Essa será nossa ferramenta para institucionalizar a Ronda Escolar nos três turnos, na garantia de proteger toda a comunidade escolar”.

PARCERIA

A parceria entre Semed, Polícia Militar e a Guarda Municipal de Parauapebas foi firmada no início deste mês e vem se fortalecendo cada vez mais. O objetivo do grupo é um só: garantir a segurança dos estudantes e funcionários da rede municipal de ensino, com a Ronda Escolar, que além do policiamento específico realiza palestras e interage com a comunidade escolar.

Além da prevenção e repressão à violência que vem de fora para dentro das escolas, os policiais e a GMP têm se colocado à disposição para conversar com alunos em situação vulnerável, indisciplinados e que apresentem desvio de comportamento.

Texto: Rebeca Lara | Semed
Fotos: Piedade Ferreira