SEMED CONQUISTA SELO DA JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

publicado: 18/12/2018 19h24

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do trabalho desenvolvido pela Divisão de Alimentação Escolar (DAE) em conjunto com a Escola de Educação Infantil Leide Maria Torres, conquistou o Selo da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

A conquista do selo representa a qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede municipal de ensino e a eficiência de toda equipe educacional envolvida, educadores, coordenadores, merendeiras, técnicos Semed e da DAE. Isso só foi possível porque a Escola Leide Maria Torres cumpriu as metas propostas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Composta de quatro etapas, a jornada 2018 trouxe os seguintes temas: Comida de verdade na escola; Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar; Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil e Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!

A cada etapa concluída uma parte do selo era liberada, até que a escola obteve o todo, que foi transformado em uma placa, que ficará exposta na escola.

Na última sexta-feira, 14, a unidade educacional reuniu parte da comunidade escolar e representantes da Semed e de setores educacionais para comemorar a conquista com o descerramento da placa, que agora é exibida com orgulho pela instituição.

“Com o desenvolvimento das atividades de educação alimentar toda a comunidade escolar ganhou, houve muita aprendizagem. Nossas crianças passaram a gostar e a consumir mais hortaliças, verduras e frutas. E o selo veio coroar todas as conquistas”, celebra a diretora Edna Neves.

A afirmação de Edna é comprovada por Valdirene Carvalho, mãe do pequeno Samuel Lucas Carvalho, 3 anos. “A alimentação da família melhorou muito. O Samuel passou a se alimentar melhor e alguns alimentos que não eram consumidos passaram a fazer parte do cardápio da família, como a alface”, exemplificou a mãe, para quem as atividades de educação alimentar foram esclarecedoras.

O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, também comemorou a aquisição do selo. “Este é um momento de alegria, pois estamos recebendo um selo, uma certificação nacional que nos coloca entre as cinco cidades do Estado do Pará que receberam este tipo de prêmio. Isso demonstra que estamos no caminho certo, discutindo a melhoria da qualidade da alimentação de nossos estudantes”.

SOBRE A JORNADA EAN

A jornada é promovida pelo FNDE nas escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com o objetivo de promover ações que estimulem a alimentação saudável e o combate à obesidade infantil, além de dar visibilidade às práticas de educação alimentar e nutricional já desenvolvidas em escolas públicas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Segundo a nutricionista e coordenadora da jornada no município, Elisangela Martins, a iniciativa fomentou a criação de bons hábitos de alimentação entre os estudantes e deverá ser adotada por mais escolas ano que vem. “Neste ano, com a Leide Maria Torres nós tivemos uma ótima experiência e bons resultados e nossa intenção é ampliar o projeto para mais unidades educacionais em 2019”, adiantou a coordenadora.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP