SEMED APRESENTA PCCR A DIRETORES ESCOLARES

publicado: 06/12/2017 13h04

Ser gestor, liderar uma equipe, não é uma tarefa fácil. Exige certas habilidades, como, por exemplo, a de motivar e influenciar para que todos do grupo trabalhem em prol de determinados objetivos. E, pensando em formar cada vez mais uma equipe coesa e disposta a garantir uma educação de qualidade, o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, tem realizado reuniões periódicas com sua equipe de trabalho.

Na última sexta-feira, 1º, foi a vez dos gestores escolares. O evento, que reuniu uma parte significativa dos 68 diretores das escolas – urbanas e rurais -, teve como pauta principal a Lei 4.509, de 04 de julho de 2012, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os integrantes do quadro do magistério público do município de Parauapebas.

Durante a reunião, executada com a colaboração do coordenador do Departamento Pessoal da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e também advogado Celso Valério do Nascimento, foram abordadas as principais partes do documento, como direito e deveres dos docentes, progressão funcional e estágio probatório, entre outras. Na ocasião, os profissionais da educação aproveitaram para sanar muitas dúvidas a respeito do tema.

O secretário de Educação enfatizou que o principal objetivo do encontro foi instrumentalizar melhor os gestores, por meio da apropriação do conhecimento a respeito da legislação municipal, para a organização das ações escolares.

“É importante que o gestor tenha conhecimento do sistema legislativo que rege a educação municipal para que a partir desse conhecimento organize seu processo de gestão, exercendo o direito de cidadania e ao mesmo tempo garantindo que sejam respeitados os direitos das outras pessoas”, destacou Neto, avaliando o evento como produtivo, uma vez que proporcionou integração e aquisição de novos conhecimentos.

O secretário também citou a relevância dessa aproximação, do contato direto com os gestores para estimular e motivar, além de demonstrar que a Semed é uma unidade. “Precisa ficar claro para os gestores que estamos juntos, não existe uma distância, que as ações não são apenas deles, mas da Semed”.

Aurilene Silva Bezerra é diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Dayse Lorrena. Ela endossou as palavras do secretário da Educação. “Esse contato com o nosso secretário é sempre importante para nós. Ele nos orienta como devemos agir diante de determinados problemas, sempre evidenciado a importância do diálogo, e isso nos passa segurança. E o estudo do PCCR vem agregar, pois trata de muitas situações que vivenciamos no dia a dia na escola”, concluiu.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP