SEMAS RECEBE UNIDADES MÓVEIS PARA PROTEÇÃO SOCIAL 

publicado: 17/09/2018 18h16

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 17, na Prefeitura de Parauapebas, a entrega oficial de duas vans que serão usadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no atendimento às famílias da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. 

Os veículos são fruto do convênio firmado com a mineradora Vale no primeiro semestre deste ano, que contemplou as áreas assistencial e de meio ambiente pela implantação do ramal ferroviário. 

“Os veículos são devidamente equipados para oferecer conforto para que as equipes possam fazer os atendimentos às famílias tanto na zona urbana quanto nas comunidades rurais, contribuindo ainda mais com o trabalho assistencial realizado no município”, destacou Jorge Guerreiro, secretário municipal de Assistência Social. 

A unidade móvel da Proteção Social Básica será voltada aos atendimentos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), entre outros. Já o veículo voltado à Proteção Social Especial compreende os serviços oferecidos pelo Centro Especializados de Assistência Social (Creas) e serviços ligados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

Os atendimentos do Cadastro Único e Bolsa Família serão realizados nos dois veículos. “É importante demonstrar que procuramos fazer um trabalho em parceria com empresas que atuam em nosso município, como a Vale. Das condicionantes discutidas em relação à ferrovia, na área da assistência social praticamente todas já foram cumpridas”, explicou o prefeito Darci Lermen. 

O prefeito ainda destacou a preocupação da gestão municipal para que as políticas assistenciais cheguem às pessoas que realmente necessitam. “Diferentemente de outras áreas, como saúde e educação que são voltadas pra todos os cidadãos, a assistência social é realmente para quem precisa. E o nosso governo tem como uma das prioridades fazer com que as pessoas tenham acesso aos seus direitos por meios dos programas e serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social”, disse Darci Lermen. 

 

Texto: Anne Costa
Fotos: Helder Messiahs
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMAS2/ENTREGAVANS{/gallery}