SEMAS CADASTRA IDOSOS E ÍNDIOS NO CadÚNICO

publicado: 23/06/2017 12h28

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Cadastro Único (CadÚnico), realizou esta semana o recadastramento dos idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro da Paz. O procedimento tem por objetivo regularizar a situação dos idosos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao Cadastro Único do governo federal.

Segundo a coordenadora da Central de Cadastro Único, Célia de Oliveira, essas ações realizadas nos Cras visam facilitar o acesso dos idosos ao cadastro. “Esta é a primeira ação e continuaremos com ações em todas as unidades dos Cras no município”, informou ela, acrescentando que essas ações são uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para que os beneficiários do BPC sejam incluídos no CadÚnico.

Durante a ação, os idosos participaram de uma palestra proferida pela assistente social do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Adriana Farias, sobre o BPC. Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada.

A assistente social da Central de Cadastro Único, Vanessa Melo de Jesus, também fez explanação sobre Cadastro Único e explicou sobre a determinação do MDS quanto à inscrição de todos os beneficiários do BPC no programa federal.

Após as palestras e explicações, as entrevistadoras sociais atenderam os idosos, coletando dados para preenchimento das fichas de inscrições.

NAS ALDEIAS INDÍGENAS

As ações do Cadastro Único também foram realizadas neste mês nas aldeias indígenas Kateté, Djudjêkô e Ôôdja., onde foram feitos cadastramento, recadastramento e atualização do CadÚnico.

“Tudo ocorreu conforme planejamos. A recepção e o desempenho do trabalho foram o melhor possível”, avaliou a assistente social Vanessa Melo de Jesus, destacando que existe uma proposta dentro do Cadastro Único, que é um projeto com ações para desenvolvimento de um trabalho cada vez mais qualificado, aproximando a relação com o povo indígena.

“Algumas vezes o benefício é bloqueado ou cancelado por conta dos critérios de renda. Nessas ações, a gente tem a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer todos os detalhes do CadÚnico”, pontuou a assistente social, informando que nas três aldeias a equipe fez palestras sobre a legislação que rege o Cadastro Único, principalmente em relação aos programas sociais, como o Bolsa Família.

Nas aldeias, entre cadastro, atualização e recadastramento, foram feitos 71 atendimentos.

Texto: Antonio Fernandes | Semas
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP