SEMAS APRESENTA RESULTADOS DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS

publicado: 05/09/2018 19h26

Atualmente, 177 famílias são atendidas em Parauapebas, que chamou atenção de consultora da Unesco pela metodologia aplicada

“O maior legado desse governo é cuidar do seu povo!”. Esta frase marca o plano de governo da atual gestão municipal e foi citada pelo secretário de Planejamento, João Corrêa. Ele representou o prefeito Darci Lermen durante o evento de prestação de contas do Programa Primeira Infância no Suas – Sistema Único de Assistência Social, em parceria com o governo federal, realizado na última sexta-feira, 31. 

“O governo tem uma grande preocupação com o social. Uma das prioridades é fazer com que todo cidadão e sua família tenham garantidas as condições necessárias para que vivam com dignidade”, destacou João Corrêa. 

O evento contou com a presença das famílias atendidas pelo programa, técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e representantes de entidades ligadas à rede de defesa dos direitos da criança e do adolescente. “É o momento de mostrar à sociedade as atividades que realizamos durante o primeiro semestre deste ano por meio do programa, que está contribuindo com o desenvolvimento de nossas crianças desde sua gestação”, assinalou Cristiane Rebouças, coordenadora do programa. 

Atualmente, 177 famílias são atendidas pelo “Primeira Infância”. Dona Marta Dias, mãe de quatro filhos e moradora do Residencial Alto Bonito, é umas das beneficiárias. Ela falou que consegue perceber melhor desenvolvimento nos filhos desde que eles começaram a participar das atividades. “Os visitadores são muito atenciosos. As minhas crianças gostam muito de participar e estou muito feliz com os resultados. Todos estão de parabéns”, reconheceu a mãe. 

O titular da Semas, Jorge Guerreiro, frisou que a prefeitura está empenhada em garantir o pleno acesso da população às políticas sociais. “E (o governo) vem cumprindo este compromisso. Não vamos parar por aqui, muito ainda será feito em prol da comunidade”, afirmou ele.

PARAUAPEBAS EM DESTAQUE

O “Primeira Infância no Suas” é desenvolvido em todo o País. No Pará, o município de Parauapebas ganhou destaque em sua implantação. Vanessa Coelho, consultora externa da Unesco, conta que Parauapebas apresenta elementos diferentes, no caso as visitas domiciliares, encontros temáticos e alguns outros diferenciais. 

“Acompanhei atividades, realizei algumas entrevista e como percepção inicial do trabalho identificamos que o arranjo local é muito interessante. A ideia agora é que a gente consiga a partir das configurações de arranjos locais retirar as dificuldades de implementação dessas ações e as boas práticas que surgem em nível municipal”, informou Vanessa Coelho. 

O Programa Primeira Infância do Suas  promove o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, estimulando as interações familiares, atendendo gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e crianças de até 6 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa contribui com o desenvolvimento das crianças e tem caráter intersetorial, envolvendo as políticas de assistência, de educação, saúde, cultura entre outras.

Ao final da reunião foram entregues kits de livros com a proposta de serem utilizados nos encontros temáticos desenvolvidos pelo programa na cidade. 

ENCONTROS TEMÁTICOS 

Um dos diferenciais na metodologia aplicada em Parauapebas são os encontros temáticos. Esses momentos são essenciais para fortalecer vínculos afetivos e comunitários, possibilitando a interação entre os usuários e, com isso, valorizando o potencial da família. Entre as atividades realizadas está o “Tapete de Sensações”. A ideia é expressar diferentes sensações, necessidades e sentimentos por meio do movimento.

Outra ação bem interessante é a “Oficina de confecção de massa de modelar”, que trabalha o raciocínio lógico, desenvolvendo a coordenação motora fina, concentração e criatividades, por exemplo. “Eu só tenho a agradecer porque eu tenho quatro filhos e eles todos estão se desenvolvendo bem. A minha menina de 1 ano e dois meses, por exemplo, está com mais coordenação motora, ela sabe identificar mais as coisas. Eu estou amando”, declarou dona Maria José.   

 

Texto: Anne Costa
Fotos: Jhonathan Felipe | Semas
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMAS2/PRIMEIRAINFANCIASUAS{/gallery}