SEMANA DO TRÂNSITO PROMOVE GENTILEZA E CAPACITAÇÃO DE MOTOCICLISTAS

publicado: 25/09/2017 15h23

Em parceria com a Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) do município, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte promoveu capacitação para motociclistas de cinco secretarias municipais que assistiram palestra ministrada pelo agente de trânsito Israel Dantas e uma apresentação teatral, que, por meio da diversão, fez vários alertas sobre o comportamento no trânsito.

A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que se estenderá até 28 deste mês, em Parauapebas. Convidado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) do DMTT, Israel Dantas tirou dúvidas dos condutores sobre legislação, especialmente aspectos que envolvem motociclistas, além de normas de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Por incrível que pareça, as principais dúvidas são relacionadas ao conhecimento que o condutor adquiriu durante a autoescola, mas que acabam esquecendo e por isso reforçamos sobre o que diz a legislação”, disse Dantas.

O uso do capacete foi um dos principais alertas feito aos condutores, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso adequado do equipamento de segurança reduz em média em 40% o risco de morte em acidentes e reduz em 70% as chances de a vítima sofrer ferimentos na cabeça.

“A prefeitura também abraça a campanha e entende que a segurança vale para os condutores em serviço e fora dele, pois a ideia é que a vida deles e das outras pessoas seja preservada”, comentou Milton Lima, coordenador do NET.

Para Roberto Vieira, coordenador do CTRH, todos saem ganhando com capacitações para os servidores, incluindo aquelas voltadas para a segurança: “Nós sempre iremos promover toda iniciativa que ampare o servidor no sentido de qualificar e de garantir segurança ao trabalho desempenhado por ele”, frisou.

Gesiel Souza, guarda municipal, é um dos servidores que passaram pela capacitação. Para ele, as orientações são valiosas ainda mais quando se trata de sua função: “As informações ajudaram e muito, principalmente para quem é guarda municipal e trabalha com motocicleta nas ruas,” afirmou.

GENTILEZA GERA GENTILEZA

No Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), promoveu o Dia da Gentileza, momento em que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que circulavam pela rua E, no bairro Cidade Nova, receberam orientações e bombons.

“Nós complicamos tanto o trânsito que atitudes como essa nos levam a refletir sobre nossas ações”, disse o motorista Antônio Laurindo, que ficou muito feliz por receber o mimo. Quem também aprovou o momento de sensibilização foi Bruno Marques, que parabenizou e distribuiu vários elogios à equipe. “É ótimo ver que os órgãos públicos estão envolvidos com a preservação da vida no trânsito. Todos que fazem parte desta atividade estão de parabéns”.

Esperando o sinal fechar para atravessar na faixa de pedestres estava a professora aposentada Flora Maria Pereira, que ouviu atentamente as informações. “Gentileza sempre é necessária seja no trânsito ou na vida. Essa campanha é muito importante, pois atinge vários públicos, inclusive as crianças, que são multiplicadoras e corrigem muitas vezes seus pais no trânsito”, declarou.

O Dia da Gentileza no Trânsito encerra as atividades de rua da Semana Nacional de Trânsito, porém as ações lúdicas continuam em escolas, igrejas e empresas.

“Precisamos respeitar uns aos outros e podemos fazer isso com gestos simples, até mesmo quando sinalizamos as ações no trânsito, como por exemplo, ao usarmos as setas para indicar que vamos mudar de faixa ou virar. Seja cordial no trânsito”, conclamou o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), Milton Lima.

Texto: Jéssica Diniz | Sara Nascimento
Fotos: Piedade Ferreira