SEMANA DO MEIO AMBIENTE SERÁ ENCERRADA NO SÁBADO APÓS EXTENSA PROGRAMAÇÃO

publicado: 19/06/2018 22h57

 

Desde o dia 5 deste mês, Semma percorre Parauapebas com ações que motivam crianças, jovens e adultos a zelar pela natureza 

Um dos grandes desafios da sociedade moderna é a busca do desenvolvimento sustentável, é garantir o crescimento econômico. Pensando nisso, a Secretaria Municipal do meio Ambiente (Semma) deu início no dia 5 deste mês – data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente, cujas atividades têm ido muito além de apenas sete dias. 

A 23ª Semana do Meio Ambiente traz como tema “Eco-Sustentabilidade: juntos somos campeões” e vem envolvendo a população com atividades socioambientais e educativas que visam despertar consciência crítica e gerar mudança de hábitos que contribuam com a preservação do meio ambiente. 

 

ATIVIDADES JÁ REALIZADAS E QUE ESTÃO EM ANDAMENTO

  • Abertura com recuperação de espécies arbóreas 

No dia 5, jovens ambientalistas participaram da abertura da programação marcada pelo plantio de mudas da espécie pau-preto (Cenostigma tocantinum) na PA-275, próximo à rua 5, no bairro Cidade Nova. A iniciativa deu continuidade ao trabalho da Semma de recomposição das espécies.  

“É muito gratificante contribuir desta forma, ainda mais porque não é apenas plantar as mudas. Temos a partir de agora a responsabilidade de cuidar delas, monitorar para que elas cresçam e se tornem lindas árvores”, declarou o estudante Mathias Henrique. 

  • Minicursos 

Nos dias 7, 8 e 9 foram realizados quatro minicursos: Identificação botânica, Introdução às técnicas fotográficas da natureza, Introdução às técnicas de gerenciamento de software Arcgiz e Recuperação de áreas degradadas. As aulas teóricas e práticas contaram com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e do Parque Zoobotânico Vale (PZV). 

  • Blitzen Educativas 

Com o apoio dos jovens ambientalistas, blitzen educativas foram realizadas em três pontos da cidade: na Feira do Produtor (rodovia Faruk Salmen, bairro Novo Horizonte), na rua E esquina com a rua 10, na Cidade Nova, e na Praça da Cidadania, no bairro Rio Verde. A ação foi realizada simultaneamente nesses pontos no dia 8 e consistiu em abordar a população e alertar sobre os cuidados com o meio ambiente.

  • Eco Cine  

De 11 a 14 deste mês, mais de 300 crianças de oito escolas da educação infantil participaram do projeto Eco Cine. Elas receberam orientações importantes sobre como podem cuidar do meio ambiente. “Elas repassam as informações que recebem para outros colegas e familiares. Já crescem com essa preocupação, e isso é fundamental. Esses aprendizados contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes”, disse Cleiton Sá, coordenador do Centro de Educação Ambiental (Ceap). 

Além das sessões de cinema, as crianças acompanharam os contos de histórias infantis com temáticas ambientais. “Eu aprendi a cuidar da natureza, que temos que plantar árvores e não poluir”, assimilou a aluna Ana Maia, da Escola Doroty Stang.

  • Ação de Proteção de Nascentes  

No dia 15, uma equipe técnica da Semma foi até a Vila Sanção para orientar estudantes e produtores rurais sobre os meios de preservar as nascentes. Diego Almeida, coordenador de áreas verdes ressaltou a importância desta atividade. “Há uma preocupação com a proteção de nossas nascentes e é importante a gente falar sobre essa questão.   É explicar as vantagens em proteger para poder usar os recursos naturais com consciência e por muito mais tempo”.  

  • Circuito Ecológico  

Na manhã de domingo, 17, foi realizado o Circuito Ecológico, um tradicional passeio ciclístico que reuniu 150 ciclistas que saíram do aeroporto de Carajás, desceram a serra pela Raimundo Mascarenhas e seguiram até a Praça de Eventos. No local, foram realizados vários sorteios de brindes, como ecobags e copos temáticos, que reforçaram a utilização de objetos sustentáveis no nosso dia a dia. Houve ainda sorteio de uma bicicleta para incentivar ainda mais a prática do esporte. 

  • Ação Socioambiental 

Na segunda-feira, 18, a Semma começou a realizar Ações Socioambientais em vários pontos da cidade, iniciando no Cedere I. Nesta terça-feira, 19, a ação foi ao bairro Rio Verde, na Praça da Cidadania. Nesta quarta, 20, será na Vila Paulo Fonteles e, na quinta-feira, 21, no bairro Nova Carajás. Essas ações levam de forma itinerante atividades ligadas ao meio ambiente, como oficinas, exposições, distribuição de mudas frutíferas e apresentações culturais.

  • Encerramento  

O encerramento da 23ª Semana do Meio Ambiente será realizado no próximo sábado, dia 23, a partir das 16 horas, no estacionamento do Partage Shopping. A programação contará com a escolha da miss natureza, apresentações culturais e exposições de empresas e parceiros. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Dion Leno, o ponto chave da programação é fazer com que a comunidade adquira hábitos mais sustentáveis cuidando melhor do meio em que vive. “Quando elaboramos a programação pensamos em desenvolver atividades educativas para despertar a consciência nas pessoas, principalmente dos jovens. Assim, formando cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente. Esse é o melhor investimento para uma sociedade que quer crescer e ter uma boa qualidade de vida”, defendeu o secretário.  

 

Texto: Anne Costa

Fotos: Bruno Cecim

Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}

{/gallery}