SEMANA DO CORAÇÃO É ENCERRADA, MAS CUIDADOS PRECISAM SER MANTIDOS

publicado: 03/10/2018 17h15

Até agosto deste ano, 116 pessoas morreram em Parauapebas com doença cardiovascular, quando 80% das ocorrências podem ser evitadas

A Semana do Coração foi encerrada em Parauapebas na última sexta-feira, 28, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mantém o alerta para que a população tome os cuidados contra as doenças cardiovasculares, que em 2015 causaram a morte de R$ 17,7 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 350 mil no Brasil, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Em Parauapebas, somente entre janeiro e agosto deste ano, o coração matou 116 pessoas, o que representa 20% da mortalidade no município. “O infarto e o acidente vascular cerebral (AVC) são as doenças cardiovasculares que mais matam no mundo. Por isso, devemos prevenir essas doenças com cuidados, como a prática de exercícios físicos, alimentação adequada, não exagerar no consumo de sal, fazer acompanhamento médico anual, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, adotar um estilo de vida saudável”, enumerou a médica Lorena da Mata Alves.

Durante a Semana do Coração em Parauapebas, iniciada em 24 de setembro pela Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas (DCNT) da Semsa, as unidades de saúde ofereceram palestras e serviços de saúde para os usuários, para mostrar a importância de cuidar do coração ao longo da vida até porque 80% das ocorrências podem ser evitadas. Ocorrências que atingem mais os homens do que as mulheres.

Frente a este dado, a Semana do Coração foi encerrada com o “Dia D”, totalmente dedicado a eles, para quem foram oferecidos serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, exames de colesterol e triglicerídeos, atendimento com nutricionista, consulta médica e de enfermagem, atendimento multiprofissional e palestras educativas.

Para o lavrador Francisco Pereira da Silva foi importante a consulta de rotina com a médica. “Uma vez que só assim conseguimos cuidar do coração e não desenvolver doenças cardiovasculares”, disse ele, enquanto que o carpinteiro Antônio Ferreira de Castro procurou a nutricionista. “Quero perder peso para ter uma vida cada vez mais saudável”, justificou ele.

PREOCUPAÇÃO

A supervisora da Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas da Semsa, Silvana Manito, atesta que, em Parauapebas, o quadro de doenças cardiovasculares é preocupante. “As doenças cardiovasculares aqui em Parauapebas não estão muito diferente do cenário nacional. No mundo, ela é a primeira causa e, no Brasil, é a segunda causa, perdendo apenas para os agravos de causas externas como acidentes, violências, homicídios e suicídios”, apontou ela. 

A estimativa é a de que, até o final deste ano, as doenças do coração matem perto de 170 pessoas em Parauapebas, daí a preocupação da Semsa em orientar a população para os cuidados com o coração.  

 

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa
Colaborou: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP