Semana de Formação Cultural finaliza com ganhos expressivos para o segmento

publicado: 30/04/2019 16h44

Uma semana cheia de inspiração, assim foi a Semana de Formação Cultural de Parauapebas e Região, realizada entre os dias 22 e 26 de abril, momento em que artistas e produtores culturais se conectaram, aprenderam, compartilharam experiências e fizeram apresentações culturais belíssimas. A programação contou com atividades que ressaltaram a diversidade de Parauapebas, que completa 31 anos em maio.

Produtores culturais do município e região participaram de oficinas buscando mais conhecimento, “como ativista cultural, vejo a importância de nos capacitarmos e este evento nos proporcionou isso e também muita troca de conhecimento”, reforçou Edymundo Melo, produtor de teatro.

Os artesãos de Parauapebas, que também fazem parte da APL (Arranjo Produtivo Local) do Turismo, participaram do cadastro da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster). A programação com o setor também incluiu palestra sobre empreendedorismo, onde foi identificada a necessidade de ampliar mais a visibilidade deste profissional. “Ainda há necessidade de investimento na área, especialmente na capacitação de artesãos que trabalham com fibras naturais. Os profissionais que se enquadram nos critérios do cadastro nacional e têm uma identidade cultural, são convidados para feiras e eventos do setor. Quanto mais qualificado for nosso artesanato, melhores produtos serão oferecidos para o turista e para a comunidade em geral”, destaca Sandra dos Santos Silva, do Centro Mulheres de Barro.

Úrsula Vidal, secretária de estado de Cultura, ficou encantada com as manifestações da nossa gente, “nós, como poder público, temos o dever de fazem com que as pessoas se integrem em rede. Mostrar que a cultura gera renda e que movimenta a economia. Cultura é vida, cultura é luz, cultura é história, cultura é o que somos”, vibra.

A programação das oficinas também contou com instrutores locais, mostrando o compromisso de quem faz cultura no município. “Parauapebas é cheia de riquezas culturais, tivemos a chance de mostrar isso durante a semana. Começamos as nos firmar como cidade polo de cultura no estado”, afirma Saulo Ramos, secretário municipal de cultura.

“Estamos vivendo um momento especial, com a presença de pessoas especiais e de representantes da área cultural de outros municípios. Estamos felizes em poder participar e em podermos proporcionar um momento como este para a nossa cultura”, comemorou o Prefeito Darci Lermen.

Números da Semana de Formação Cultural

Na abertura a estimativa de público foi mais de 500 pessoas.

Foram disponibilizados 16 cursos e um Workshop. O número de participantes nas oficinas foi de 700 pessoas. Além disso, foram realizadas quatro palestras e as expedições literárias na Escola Municipal Deise Lorena (Novo Brasil) e Escola Municipal Paulo Freire (Palmares Sul).

Texto: Andréa Reis

Fotos: Felipe Borges e Bruno Cecim