Seleção Xikrin do Cateté é vencedora do Campeonato de Futebol Indígena

publicado: 20/05/2021 14h36

Muita movimentação no último final de semana entre as aldeias Xikrin do Cateté e os indígenas da etnia Kayapó, com a final do Campeonato de Seleções Indígenas. O evento acontece há mais de 20 anos na região e tem como objetivo revelar os melhores jogadores das duas etnias.

Onze aldeias do povo Xikrin que fazem parte da região de Parauapebas participaram das competições. O campeonato iniciou em março deste ano e teve 16 times envolvidos, com a seleção Kriny representando a etnia Kayapó e a Xikrin do Cateté que recebeu mais uma vez o título de campeã, vencendo por 2 x 0 no último tempo da prorrogação.

O jogo, além de ser um lazer entre os indígenas também tem a proposta de se tornar uma porta aberta para os jogadores que sonham em se tornar profissionais e competirem pelo Campeonato Municipal de Parauapebas.

A competição que ocorreu na aldeia Ôôdjã contou com o apoio do governo municipal, por meio Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com a fornecimento do uniforme completo, bolas, troféus e medalhas.

O evento teve a presença do prefeito Darci Lermem e o seu vice, João do Verdurão. “Muito especial esse momento, nosso governo se preocupa com a valorização das culturas indígenas e nada melhor que o futebol para unir brancos e índios numa mesma torcida, nós nos preocupamos em oferecer tudo o que for necessário. Queremos que os jogadores indígenas sejam vistos”, pontuou o prefeito.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Gambeta que foi um dos  convidados do evento, a Semel tem buscado a valorização do esporte indígena e estamos com o projeto para a realização da 1ª Copa de Futebol Xikrin do Cateté .

“No mês de junho haverá outra competição entre as aldeias onde vamos lançar a Copa Xikrin do Cateté. Serão 22 times que devem disputar. Na ocasião, uma comissão técnica do Parauapebas Futebol Clube (PFC), composta por goleiros, preparador físico, assistente e o técnico estarão acompanhado de perto os jogos e caso algum jogador indígena se destaque, poderá ser convidado a treinar no (PFC)”, detalhou o secretário.

Ainda segundo o titular da Semel, no final do mês de julho está previsto um amistoso entre a seleção Xikrin e o PFC. A partida deve acontecer no Estádio Rosenão.

Texto: Cleidi Rodrigues

Fotos: Semel