Seleção de produtores para projetos agropecuários avança

publicado: 03/05/2019 13h39

Dando sequência ao cumprimento do Edital que norteia o processo seletivo de produtores rurais para os programas Leite a Pasto e Ovinocultura, disponibilizados pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), ocorreu nesta terça-feira (30) a divulgação dos aprovados no processo de credenciamento.

O produtor rural Sircley da Silva Gomes, da Palmares Sul, teve sua inscrição aprovada no processo de credenciamento para a implantação do Programa Leite a Pasto em sua propriedade, ele já trabalha com leite e espera dobrar sua produção que hoje é de 50 litros por dia, “sei que o apoio dos técnicos da Sempror será fundamental para eu alcançar essa meta”.

Já o senhor Luis Carlos de Oliveira, que tem uma propriedade rural na Palmares II, participa do Programa Leite a Pasto e teve sua inscrição aprovada na modalidade ampliação do programa, “o leite é a principal renda que temos na nossa terra, sem esse apoio da prefeitura seria impossível se manter sozinho” opinou.

Durante o período de credenciamento, que ocorreu entre os dias 22 de março e 26 de abril, os produtores interessados em participar dos programas fizeram suas inscrições e levaram as documentações solicitadas, conforme previsto no Edital. O número de produtores aprovados para a nova etapa do processo foi menor que o total de vagas disponibilizadas, por esse motivo não houve necessidade de fazer sorteio.

“Abriremos outro processo para disponibilizar as vagas que não forem preenchidas ao final do processo”, informou Akaína Kiss, coordenadora de produção animal. Ao todo, 51 produtores foram aprovados na etapa de credenciamento e receberão a visita de um técnico da equipe da Secretaria Municipal de Produção de Rural (SEMPROR), que vai conferir se as informações da propriedade apresentadas no processo de credenciamento correspondem com a realidade, etapa classificatória e eliminatória do processo seletivo.

“Fizemos um grande esforço para que esse processo ocorresse de forma transparente. O Leite a Pasto e o Ovinocultura, são programas que têm como objetivo gerar renda para o pequeno produtor, e é necessário que os beneficiados atendam aos critérios estabelecidos no edital”, informou o titular da Sempror, Eurival Martins (Totô).

Programa Leite a Pasto e Ovinocultura

No projeto Leite a Pasto foram disponibilizadas 40 vagas na modalidade Implantação, que disponibilizará sistema de irrigação de pastagem em piquetes rotacionados, divididos por cerca elétrica, com captação de água em fonte natural (rios e igarapés). Outras 20 vagas para produtores que já possuem o sistema rotacionado na modalidade Reestruturação. Os beneficiados receberão a doação de cinco matrizes leiteiras. O Edital também estabelece que as 10 propriedades com maior produção leiteira receberão a implantação de um sistema de ordenha mecânica.

Já o programa de Ovinocultura beneficiará cinco famílias de produtores rurais com a implantação do sistema de irrigação de pastagem com captação natural (rios e igarapés) e implantação de piquetes rotacionados, divididos por cerca elétrica. Os produtores participantes do programa receberão a doação de 25 matrizes e um reprodutor ovino.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Bruno Cecim